Abertura oficial da Mostra contou com a presença de autoridades que destacaram o potencial de produção científica presente na história do evento

Aberta oficialmente desde a tarde desta terça-feira (24), a 38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – apresenta ao público geral, escolas e avaliadores, 785 projetos de ensino médio e técnico, ensino fundamental e educação infantil na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A abertura da feira é a concretização de meses de trabalho previamente planejado com atenção e comprometimento.

“Nossa expectativa é a melhor possível, pois o número de projetos aumentou em relação ao ano passado. Também retomamos uma quantidade expressiva de países. Hoje foi um dia de recepção ao público e aos alunos finalistas, concretizando tudo o que pode acontecer de bom neste evento”, explica Luis Eduardo Selbach, coordenador da Mostra. São esperados cerca de 40 mil visitantes durante os três dias de Mostratec – que acontece até a próxima quinta-feira (26), das 13h30 às 21 horas, com entrada franca. A sexta-feira (27) será o dia em que acontecerão as premiações, às 20 horas, no Teatro Feevale.

O trabalho realizado na mostra consolida o melhor da ciência feita por jovens, gerando credibilidade e revelando a potência do estímulo às investigações científicas desde a mais tenra idade. “Até alguns anos atrás se tinha a ideia de que pesquisa era algo exclusivo para cursos de nível superior, e a Mostratec mostra que não. Então escolas acabam se agendando para visitar o evento e ter uma ideia do que podem desenvolver em suas instituições. É uma maneira de estimular que é possível fazer isso”, incentiva Selbach.

A cerimônia oficial de abertura aconteceu às 14 horas e contou com autoridades municipais, estaduais e federais. Também estiveram presentes representantes de empresas e entidades parceiras. Durante seu discurso, o Diretor Executivo da Liberato, Ramon Fernando Hans destacou números relacionados a esta edição da mostra. “Os pavilhões recebem em torno de três mil estudantes pesquisadores, imersos neste ambiente, com cerca de mil professores orientadores. Além disso, são 199 feiras afiliadas à Mostratec e em torno de 165 cidades representadas por seus alunos, de 424 escolas públicas e 251 escolas privadas. Diferentes culturas e conhecimentos se encontram aqui para celebrar algo que iniciou nas salas de aula”, definiu ele.

Também discursaram na abertura do evento o Diretor Superintendente do Sebrae RS, correalizador do evento, André Vanoni de Godoy; a Secretária adjunta Estadual de Educação Stefanie Eskereski; o assessor de ministro Carlos Araújo, representando o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, e a Ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; além da Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt.

A 38ª Mostratec reúne pesquisas de 23 estados brasileiros e 14 diferentes países além do Brasil. As temáticas de trabalhos contemplam as mais variadas áreas do conhecimento, passando por biologias, computação, física, humanidades, engenharias, educação e ciências sociais.

Além da Mostra, ocorrem paralelamente a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Participações internacionais

Para contemplar a visitação e avaliação de trabalhos em inglês e espanhol, além de português, o evento conta com cerca de cem tradutores. O grupo é composto por professores, funcionários e estudantes da Liberato, além de alunos de escolas parceiras de Novo Hamburgo.

“É uma oportunidade excelente para os alunos praticarem um idioma estrangeiro, principalmente porque vai além de um texto turístico: é uma tradução cientifica e técnica. Isso aumenta o desafio. Porém, como são alunos de uma escola técnica, isso contribui para o sucesso da comunicação. Sem dúvidas é muito bom para todos”, explica o professor João Batista Sá de Farias, professor no curso de mecânica da Liberato, e que faz parte do grupo de tradutores.

A Mostratec, que é o maior evento do gênero na América Latina, sendo organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Além de contar com jovens pesquisadores brasileiros, a Mostra reúne cientistas de outros 14 países, sendo: Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

Um mundo de criatividade e pesquisa

“Os parceiros veem a Mostratec como uma espécie de celeiro de talentos. Eles identificam aqui futuros pesquisadores de suas universidades ou escolas de idiomas, que concedem bolsas de estudos. É interessante que as parcerias são com instituições públicas e privadas, então isso é uma integração muito positiva. A Mostratec é um exemplo disso”, finaliza o coordenador do evento.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Já os prêmios e incentivos educacionais, estimados em mais de R$ 1 milhão, estão sendo oferecidos por 30 organizações, entre elas: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura de Novo Hamburgo, Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Universidade Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros. Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae, entidade que também está colaborando na realização do evento.

A feira é transmitida ao vivo pelo canal oficial da Mostratec no YouTube: youtube.com/oficialmostratec

Mais informações em www.mostratec.com.br