Saiba os detalhes desta realidade no Congresso do Bicentenário: onde o passado, presente e o futuro se encontram. O evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de março.

Com a chegada dos primeiros 39 imigrantes alemães no sul do Brasil, local que ficou conhecido como Colônia Alemã São Leopoldo, em 1824, nasceram inúmeras localidades, que deram origem a 42 cidades*, com uma população estimada em um milhão cento e sessenta mil e novecentos e seis pessoas. As fortes raízes desta região influenciaram a formação contemporânea do povo gaúcho, com suas complexidades sociais, culturais, educacionais, políticas, econômicas e suas relações com o meio ambiente. Este e outros assuntos fazem parte do eixo temático do Congresso do Bicentenário que acontece na próxima semana de 25 a 27 de março, promovido pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), e da Faculdades EST. Todas as palestras são gratuitas e praticamente todas acontecem no Auditório do Prédio H da Faculdades EST, menos a do médico e neurocientista Miguel Nicolelis, que será na Sociedade Orpheu, no centro de São Leopoldo.

Entre os destaques da programação está a palestra do médico e neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, que acontece no dia 26 de março, às 10h, na Sociedade Orpheu em São Leopoldo. A palestra com Nicolelis tem vagas limitadas, será necessária inscrição prévia pelo link: https://est.edu.br/congresso-do-bicentenario-sao-leopoldo-onde-o-passado-presente-e-o-futuro-se-encontram/

Com o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”, o congresso conta com uma programação que inclui professores, gestores e pesquisares de diversas áreas, reunindo palestrantes brasileiros e da Alemanha.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Relações Internacionais, e coordenador do Bicentenário, Marcel Frison, o congresso será um momento muito marcante, com uma intensa programação. “O Congresso será um momento muito especial da celebração do Bicentenário de São Leopoldo e os 200 anos da imigração alemã. Reuniremos delegações da Alemanha, assim como de outras nacionalidades com a comunidade local para vermos nosso passado e presente e projetarmos o nosso futuro”, comenta Frison.

Programação do Congresso do Bicentenário

Segunda-feira, 25 de março

Manhã

9h Abertura

 10h Mesa redonda – Eixo Temático: História, Política e Governança

Evandro Fernandes – Guilherme Gaelzer Netto, um “pequeno Kaiser nos trópicos”.

Rodrigo Luis dos Santos – A política em São Leopoldo na Era Vargas: as atuações de Theodomiro Porto da Fonseca e Carlos de Souza Moraes

René Ernani Gertz – “Algumas considerações sobre São Leopoldo republicano”

Everson Gardel de Mello – Política municipal de enfrentamento às mudanças climáticas – perspectivas e desafios

Moderação: Prof. Ms. Osmar Witt

 

Tarde

14h – Mesa redonda – Eixo Temático: Economia e Produção Mais Limpa

Doris Rejane Fernandes – “A colonização estrangeira no sul do Brasil: projeto político, econômico e militar da Colônia de São Leopoldo”

Arthur Blasio Rambo – “Associação Riograndense de Agricultores”

Natasha Javiel Comassetto – “Hortas comunitárias”

Moderação: Prof. Dr. Valério Schaper

16h – Mesa redonda – Eixo Temático: Cultura e Arte

Vania Inês Avila Priamo – “Quadros que falam, narrativas migratórias: a imigração a partir do olhar do artista plástico Flávio Scholles”

Dalva Neraci Reinheimer – “Quadros que falam, narrativas migratórias: a imigração a partir do olhar do artista plástico Flávio Scholles”

Quésia Katúscia Gasparetto – “A bela rosa e seus espinhos: semeando a preservação do bairro Hamburgo Velho na cidade de Novo Hamburgo (1970-1990)”

Moderação: Prof. Dr. Louis Marcelo Illenseer

18h: Lançamento de livros

18h30: Atividades culturais

 

Terça-feira, 26 de março

Manhã

10h – Palestra com Prof. Dr. Miguel Nicolelis na Sociedade Orpheu.

Tarde

Palestras com:

14h30 – Stephan Treuke : A revitalização do sistema fluvial Emscher e seus Impulsos para a transformação ecológica e socioeconômica da região;

15h30 – Uta Karrer- “Museu da Francônia em Feuchtwangen: Preservação e comunicação do patrimônio cultural”

16h30 – Klaus Lauck – “O que nos conecta em ambos os lados do oceano”

18h30: Atividades culturais

 

Quarta-feira, 27 de março

8h30 – Mesa redonda – Eixo temático: Meio Ambiente

Rosane Márcia Neumann – “Terras, colonização e conflitos sociais”

Arno Kayser – “Contribuição dos descendentes alemães na evolução da consciência ecológica no Brasil”

Márcio Linck – “Ocupação urbana e Gestão Ambiental em São Leopoldo”

Joel Garcia Dias – “A experiência leopoldense dos `Parques sócio-ambientais”

Moderação: Profa. Dra. Marli Brum

10h- Mesa redonda- Eixo Temático: Desafios da Governança local frente à inundação e a escassez hídrica

Viviane Feijó – “Cidades esponjas”

Darci Zanini – “Sistema de monitoramento de áreas protegidas”

Moderação: Promotora de Justiça Dra. Ximena Cardoso

Tarde

14h – Mesa redonda- Eixo Temático: Educação

Jorge Luiz da Cunha – “A história da imigração e seu papel nas Praxis da Educação nas comunidades no sul do Brasil independente”

Isabel Cristina Arendt – “Os primórdios da educação em São Leopoldo: escolas e produção de material didático”

Cristina Seibert Schneider – “A educação patrimonial na ressignificação do valor simbólico: a ciência da mente e a memória”

Moderação: Profa. Dra. Simone Imperatore

16h – Mesa redonda- Eixo Temático: Religião

Luiz Fernando Medeiros Rodrigues – “Jesuítas no Sul do Brasil: atividades pastorais e imigração alemã”

Wilhelm Wachholz – “Luteranismo: histórias de uma identidade religiosa minoritária”

Ricardo Willy Rieth – “Memórias coletivas e contemporaneidade: considerações a propósito do Bicentenário da Imigração (1824-2024)”

Moderação: Prof. Dr. Oneide Bobsin

Toda a programação tem entrada franca e a inscrição deverá ser feita no site da Faculdades EST. Serão emitidos certificados de participação. Programação sujeita a alterações.

Conheça o palestrante Prof. Dr. Miguel Nicolelis:

Miguel Nicolelis é médico e neurocientista, graduado pela Universidade de São Paulo, com doutorado em Fisiologia Geral também pela USP, e pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Hahnemann University (EUA). Em julho de 2021, recebeu o título de Professor Emérito da Duke University (EUA), após ter lecionado nesta universidade de 1994 a 2021, como Professor Titular do Departamento de Neurobiologia. Fundou e dirigiu o Centro de Neuroengenharia da Duke University por 20 anos.

É pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina e lidera pesquisas que desenvolvem esta tecnologia, além de sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson. Fundou e dirige o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project).

Membro das Academias de Ciência da França e do Brasil. Em 2004, foi apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade. Em 2015, a revista americana Foreign Policy elegeu Nicolelis como um dos cem pensadores de maior influência no mundo. Em 2020, coordenou o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus da região Nordeste do Brasil.

Autor dos livros: “Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas”; “Made in Macaíba – a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias”; “O Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma máquina de Turing”; e “O verdadeiro criador de tudo – como o cérebro humano esculpiu o universo que nós conhecemos”.

*Atualmente as 42 cidades sãos estas: Alto Feliz, Araricá, Barão, Bom Princípio, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Gramado, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo,  Parobé, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Cristina do Pinhal, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Marcos, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Sapiranga, Sapucaia, Taquara, Três Coroas, Tupandi e Vale Real.