Os alunos Kauan Brasil Maia de Oliveira, Giovana Bloedow Eggers e Luiza Da Luz Apollo da cidade de Novo Hamburgo/RS, são três dos selecionados para a Regeneron ISEF.

Três estudantes gaúchos estarão representando o Brasil e o Rio Grande do Sul na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 11 a 17 de maio, em Los Angeles, Califórnia (EUA), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.

Eles foram premiados na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.

A Mostratec é a feira brasileira mais antiga que participa desse importante evento científico. Desde 1993, quando fez sua estreia, não deixou de comparecer no evento.

 

Passados 30 anos, mais uma vez uma delegação de finalistas brasileiros, credenciados pela Mostratec, representará o país na ISEF. São 12 estudantes oriundos de diferentes Estados da federação.

Conheça os projetos do Rio Grande do Sul que foram credenciados através da Mostratec:

Cadeira de Rodas Ergonômica para Cães Paraplégicos com Mecanismo para Repouso

Estudante: Kauan Brasil Maia de Oliveira (19)

Orientador: Lucas da Silva Gomes

Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

As cadeiras de rodas para cães permitem maior qualidade de vida para esses animais deficientes locomotores, entretanto, veterinários e donos de animais relatam um problema: o cão não fica por muito tempo na cadeira, pois o peso sobrecarrega as patas dianteiras cansando-os rapidamente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi projetar e construir um protótipo de uma cadeira de rodas que possuísse um mecanismo automático de repouso. Em primeiro momento, o protótipo foi confeccionado a partir das medidas corporais de cães da raça Dachshund, devido ao fato de que cães dessa raça apresentam maior tendência a desenvolverem problemas locomotores. O funcionamento do mecanismo de repouso ocorre da seguinte forma: quando o cão tenta um movimento para trás, um sistema de catraca trava as rodas da cadeira acionando o mecanismo de repouso, fazendo com que a estrutura da cadeira abaixe, assim permitindo que o animal fique em posição de repouso; quando o cão faz um movimento para frente, uma mola de torção na articulação superior atua levantando a cadeira. Os elementos da catraca e as rodas foram fabricados em PLA através de impressão 3D, a estrutura feita em alumínio é leve e resistente, enquanto que os apoios e amarras são feitos em tecido neoprene, para garantir maior conforto para o animal.

 

Análise do caráter de fixação de CO2 atmosférico em colunas de água no litoral norte gaúcho

Estudantes: Giovana Bloedow Eggers (19) e Luiza Da Luz Apollo (19)

Orientadora: Ana Sofia Belloli Cardoso

Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

O planeta Terra é constituído por cerca de 70% de água, ambiente capaz de promover a conversão do dióxido de carbono (CO2) emitido para a atmosfera (que ocorre de forma crescente por conta das atividades humanas) em biomassa, através da fotossíntese realizada por seres como as microalgas. Por isso, se torna imprescindível pesquisar o potencial de fixação de CO2 em diferentes águas do litoral norte gaúcho, através das formas do carbono inorgânico dissolvido (DIC) nas colunas de águas amostradas.

Para isso, foram feitas duas coletas em momentos distintos, em três tipos diferentes de água: água doce (lagoa Fortaleza), salobra (estuário de Imbé) e salgada (praia de Imbé). Nas coletas foram avaliadas diversas condições climáticas e físicas de cada região e, em laboratório, foram aplicados três métodos diferentes para determinar a alcalinidade das amostras. Esses métodos, somados com outras análises realizadas, como o pH e análise de clorofila-a (pigmento presente em todas as espécies de seres microscópicos que realizam a fotossíntese) ajudam a inferir o potencial de fixação do CO2 em cada local, sendo possível estabelecer um comparativo entre as águas e também entre a viabilidade de cada método de determinação da alcalinidade para águas naturais.

Após análise de dados obtidos, foi possível inferir que na primeira coleta, realizada no início do inverno de 2023, a Lagoa Fortaleza era o ponto com maior potencial de fixação de CO2 atmosférico em biomassa através da fotossíntese, enquanto na segunda coleta, realizada no final do inverno de 2023, foi impossível inferir esse dado por conta de parâmetros que ainda estão em análise.