Evento é voltado às regiões Norte e Nordeste do país e tem mobilizado os principais clusters calçadistas

As atenções da cadeia produtiva de calçados brasileira se voltam para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro será realizada a 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios www.feira40graus.com.br. O evento reunirá em João Pessoa (PB) o melhor da indústria nacional com marcas de ponta, profissionais de algumas das maiores redes varejistas das duas regiões, além de representantes, jornalistas e influenciadores do mercado de produção, venda e consumo de calçados e acessórios.

Com uma cultura rica e um clima diferenciado, as regiões Norte e Nordeste possuem um mercado interno aquecido em demandas particulares. Em função disso, as indústrias que participarão da 40 Graus preparam um mix de produtos pensado para abastecer o varejo local. “Essa é uma feira para a qual a cadeia produtiva de calçados e acessório busca levar produtos diretamente relacionados ao tipo de necessidade do varejo. Esse é um dos diferenciais da 40 Graus no atendimento ao lojista dos estados do Norte e do Nordeste”, explica o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira, Frederico Pletsch.

O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados do estado da Paraíba, Sebastião Severo Acioly, diz que considera essa feira muito importante, “pela qualidade e quantidade de marcas nacionais que vem diversificar o comércio segmentado aqui das nossas regiões norte e nordeste. E o nosso Polo da Paraíba, através do nosso sindicato, vai estar presentes com nossas marcas para prestigiar a feira e também ter mais uma plataforma de venda e a oportunidade de conquistar novos clientes. Esta feira tem tudo para crescer aqui em solo paraibano”, diz ele. Da mesma opinião é Valquíria Teixeira, analista de marketing, da Klin Produtos Infantis, de Birigui (SP), “nós estamos desde o começo com a Merkator na 40 Graus. Isto mostra nossa aposta nos mercados do norte e nordeste do país.  Somos egressos de Natal (RN), local das primeiras edições da feira, e estamos muito entusiasmados também com João Pessoa (PB). Sempre vamos para a feira para realizar contatos, estreitar nossos relacionamentos, enfim aumentar nosso leque de atuação. Estamos confiantes nos resultados desde ano e esperamos começar bem em João Pessoa”, acentua Valquíria.

Além de pensar em produtos específicos para renovar os estoques dos lojistas, a cadeia produtiva também volta as atenções para datas que são especialmente importantes para esses varejistas. “O dia das mães é uma data nacionalmente importante e muito forte para essas regiões. No entanto no Norte e no Nordeste temos as festas juninas que mobilizam o comércio e movimentam as lojas. Nesse momento o fabricante também está pensando em como atender a essa demanda”, reforça o diretor da Merkator.

TURISMO E INFORMAÇÃO – Além das características únicas dos mercados atendidos, a 40 Graus tem chamado a atenção da cadeia produtiva de calçados e acessórios por unir bons negócios, informação de qualidade e turismo. Os turísticos de João Pessoa são um ponto considerado importante para a circulação de lojistas na feira, a exemplo do que a Merkator faz nas feiras que realiza em Gramado (RS). A circulação de jornalistas, influenciadores e pensadores do mercado também atrai visitantes e expositores. “É um tripé importante que agrega relevância à feira”, explica Plestch.

40 GRAUS – A 40 Graus conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.