O Congresso do Bicentenário: onde o passado, presente e o futuro se encontram acontece semana que vem nos dias 25, 26 e 27 de março, em São Leopoldo. O médico e neurocientista Miguel Nicolelis é uma das atrações. Sua palestra é dia 26 de março, às 10h, na sede da Sociedade Orpheu. O credenciamento abre às 9h.

São Leopoldo, uma das cidades mais antigas do Rio Grande do Sul, vai sediar um evento que celebra a história e olha para o futuro com inovação. O Congresso do Bicentenário de São Leopoldo: Onde o Passado, Presente e o Futuro se Encontram, é uma oportunidade para refletir sobre conexões culturais, sociais e geográficas que se relacionam a perspectivas futuras de São Leopoldo. O evento com inscrições gratuitas acontece nos dias 25, 26 e 27 de março, promovido pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), e da Faculdades EST.

Na terça-feira (26), os doutores Stephan Treuke, Uta Karrer, e o sociólogo Klaus Lauck, vêm da Alemanha para compartilhar suas experiências.

Stephan Treuke, especialista em desenvolvimento urbano e ambiental, discutirá às 14h30 as fases de desenvolvimento urbano e econômico da região de Ruhr, na Alemanha, destacando a importância da transformação do sistema fluvial Emscher de um canal de esgoto a céu aberto para um sistema dualista. Ele abordará as técnicas de tratamento de esgoto, o plano estratégico de recuperação dos rios e a necessidade de adaptação às mudanças climáticas. Além disso, ele explorará a transferência de conhecimento para o desenvolvimento do Rio dos Sinos, identificando potenciais para melhorias na qualidade de vida e infraestrutura de São Leopoldo.

Já às 15h30 o tema será a preservação e comunicação do patrimônio cultural, com a doutora Uta Karrer, com base em sua experiência em museus na Alemanha. O conhecimento apresentado pela especialista é uma possibilidade de espelhamento iniciativas similares na região.

Com palestra intitulada “O que nos conecta em ambos os lados do oceano”, às 16h30 o sociólogo Klaus Lauck vai falar sobre as conexões culturais e sociais que transcendem fronteiras geográficas. Ele é conhecido por suas contribuições para parcerias entre cidades como São Vendelino e Sankt Wendel, Feliz e Nohfelden, e Alto Feliz e Tholey. As três atividades acontecem no Auditório do Prédio H das Faculdades EST.

 

PALESTRAS, MESAS REDONDAS, APRESENTAÇÕES DE PESQUISA E EVENTOS CULTURAIS ESTÃO NA PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO

O congresso multidisciplinar abordará diferentes temas relacionados à história, cultura, desenvolvimento socioeconômico e perspectivas futuras de São Leopoldo. Com palestras, mesas redondas, apresentações de pesquisa e eventos culturais, os participantes terão a oportunidade de explorar as origens da cidade, refletir sobre seu presente e imaginar seu futuro.

Com o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”, o congresso conta com uma programação que inclui professores, gestores e pesquisares de diversas áreas. Toda a programação tem entrada franca e a inscrição deverá ser feita no site da Faculdades EST. Serão emitidos certificados de participação. Programação sujeita a alterações.

Segunda-feira, 25 de março

Manhã

9h Abertura

10h Mesa redonda – Eixo Temático: História, Política e Governança

Evandro Fernandes – Guilherme Gaelzer Netto, um “pequeno Kaiser nos trópicos”.

Rodrigo Luis dos Santos – A política em São Leopoldo na Era Vargas: as atuações de Theodomiro Porto da Fonseca e Carlos de Souza Moraes

René Ernani Gertz – “Algumas considerações sobre São Leopoldo republicano”

Everson Gardel de Mello – Política municipal de enfrentamento às mudanças climáticas – perspectivas e desafios

Moderação: Prof. Ms. Osmar Witt

 

Tarde

14h – Mesa redonda – Eixo Temático: Economia e Produção Mais Limpa

Doris Rejane Fernandes – “A colonização estrangeira no sul do Brasil: projeto político, econômico e militar da Colônia de São Leopoldo”

Arthur Blasio Rambo – “Associação Riograndense de Agricultores”

Natasha Javiel Comassetto – “Hortas comunitárias”

Moderação: Prof. Dr. Valério Schaper

16h – Mesa redonda – Eixo Temático: Cultura e Arte

Vania Inês Avila Priamo – “Quadros que falam, narrativas migratórias: a imigração a partir do olhar do artista plástico Flávio Scholles”

Dalva Neraci Reinheimer – “Quadros que falam, narrativas migratórias: a imigração a partir do olhar do artista plástico Flávio Scholles”

Quésia Katúscia Gasparetto – “A bela rosa e seus espinhos: semeando a preservação do bairro Hamburgo Velho na cidade de Novo Hamburgo (1970-1990)”

Moderação: Prof. Dr. Louis Marcelo Illenseer

18h: Lançamento de livros

18h30: Atividades culturais

 

Terça-feira, 26 de março 

Manhã

10h – Palestra com Prof. Dr. Miguel Nicolelis na Sociedade Orpheu.

 

Tarde

Palestras com:

14h30 – Stephan Treuke: A revitalização do sistema fluvial Emscher e seus Impulsos para a transformação ecológica e socioeconômica da região;

15h30 – Uta Karrer- “Museu da Francônia em Feuchtwangen: Preservação e comunicação do patrimônio cultural”

16h30 – Klaus Lauck – “O que nos conecta em ambos os lados do oceano”

18h30: Atividades culturais

 

Quarta-feira, 27 de março

8h30 – Mesa redonda – Eixo temático: Meio Ambiente

Rosane Márcia Neumann – “Terras, colonização e conflitos sociais”

Arno Kayser – “Contribuição dos descendentes alemães na evolução da consciência ecológica no Brasil”

Márcio Linck – “Ocupação urbana e Gestão Ambiental em São Leopoldo”

Joel Garcia Dias – “A experiência leopoldense dos `Parques sócio-ambientais”

Moderação: Profa. Dra. Marli Brum

10h- Mesa redonda- Eixo Temático: Desafios da Governança local frente à inundação e a escassez hídrica

Viviane Feijó – “Cidades esponjas”

Darci Zanini – “Sistema de monitoramento de áreas protegidas”

Moderação: Promotora de Justiça Dra. Ximena Cardoso

 

Tarde

14h – Mesa redonda- Eixo Temático: Educação

Jorge Luiz da Cunha – “A história da imigração e seu papel nas Praxis da Educação nas comunidades no sul do Brasil independente”

Isabel Cristina Arendt – “Os primórdios da educação em São Leopoldo: escolas e produção de material didático”

Cristina Seibert Schneider – “A educação patrimonial na ressignificação do valor simbólico: a ciência da mente e a memória”

Moderação: Profa. Dra. Simone Imperatore

16h – Mesa redonda- Eixo Temático: Religião

Luiz Fernando Medeiros Rodrigues – “Jesuítas no Sul do Brasil: atividades pastorais e imigração alemã”

Wilhelm Wachholz – “Luteranismo: histórias de uma identidade religiosa minoritária”

Ricardo Willy Rieth – “Memórias coletivas e contemporaneidade: considerações a propósito do Bicentenário da Imigração (1824-2024)”

Moderação: Prof. Dr. Oneide Bobsin