A principal feira calçadista brasileira, o SICC- Salão Internacional do Couro e do Calçado – vai estimular a economia calçadista e o fluxo turístico na serra gaúcha.

Já começaram os preparativos para a maior feira de calçados brasileira, SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado – que vai ocorrer de 14 a 16 de maio (terça-feira a quinta-feira), no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS).  O evento é a grande vitrine, onde as principais marcas de calçados brasileiros apresentam suas coleções primavera-verão, a mais representativa do ano, representando 70% de toda a produção nacional do ano. “O SICC é a nossa maior feira porque ela consegue abastecer as fábricas para o segundo semestre do ano, fazendo girar toda a cadeia produtiva desde empregos diretos e indiretos, produção dos curtumes, fornecedores de materiais, de máquinas, enfim as fábricas se organizam para estar completamente azeitadas para a segunda metade do ano a fim de produzir os pedidos que vêm da nossa feira”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira.

A projeção para esta 31° edição do SICC é de que será o palco de fechamento de bons negócios. “Conseguimos ao longo dos anos estabelecer uma dinâmica no SICC que é a união de compradores nacionais e estrangeiros, que oferecem um diferencial de vendas para o nosso expositor. Somos a única feira no país que trouxemos compradores de todos os estados brasileiros e de todos os continentes, especialmente profissionais dos nossos vizinhos da América Latina, que pelo clima semelhante ao nosso consomem praticamente os mesmos produtos que nós brasileiros, sem necessidades de novos designs ou coleções”, diz Roberta Pletsch. Segundo os expositores do SICC, a presença de importadores qualifica a feira e possibilita um incremento substancial nas vendas. Há um consenso do expositor que participa do Grupo de Importadores de que o industrial brasileiro chega a comprometer cerca de 20 a 30% de suas vendas na feira para o mercado externo.  “Isto porque trouxemos sempre mais de uma centena de importadores com subsídios de passagens e hospedagens e praticamente o mesmo número de compradores como convidados tradicionais que se deslocam por conta própria”, sublinha Roberta.

TURISMO É UMA ATRAÇÃO ESPECIAL    

Desde a sua idealização, o SICC contou com um grande diferencial, a união de turismo e negócios e escolheu a cidade de Gramado (RS), como sua grande parceira. A serra gaúcha, com sua confortável rede hoteleira e vasto leque gastronômico, torna Gramado uma cidade única e que nos últimos anos se estruturou cada vez mais, para recepcionar com excelência uma quantidade ainda maior de pessoas, com uma infraestrutura ímpar, sem deixar de lado o ar acolhedor. “Fazer negócios em um dos principais pontos turísticos do Brasil, torna a nossa feira especial.  Ainda mais por acontecer no mês de maio, quando começa o clima frio, o local aumenta seu apelo gastronômico e aconchego, com destaque para o chocolate artesanal do município, que agora conta até com selo de qualidade. Além disso, foram inauguradas novas atrações na região no ano passado, como o NBA Park, Parque da NASA – Space Adventure e Mundo Lugano”, conta Roberta Pletsch.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.