Evento paralelo da Mostratec reúne trabalhos de cientistas a partir de três anos, contemplando Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O incentivo à ciência, pesquisa e tecnologia começa cedo. É o que comprovam os estandes lotados da Mostratec Junior, evento paralelo da 38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Na modalidade participam alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os trabalhos estão disponíveis para visitação até quinta-feira (26), na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A sexta-feira (27) é reservada para a premiação, às 20 horas, no Teatro Feevale.

“A feira se tornou um referencial na área da educação, da ciência e tecnologia, também em função de termos a Mostratec Junior. O incentivo à pesquisa já vem desde as séries iniciais, com crianças a partir de três anos e depois passando pelo ensino fundamental. Isso é uma maneira deles se sentirem estimulados para depois, ao chegaram no ensino médio ou técnico, também seguirem pesquisando. Já tivemos exemplos de estudantes que estiveram aqui em uma Mostratec Junior e, no ano seguinte, já estavam na Mostratec do ensino médio e técnico”, explica Luis Eduardo Selbach, coordenador da Mostra.

De São Sebastião do Caí (RS), da Escola Municipal São José, vêm os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, Laura Rademann, Murillo Almeida e Gustavo Pereira, que pesquisaram sobre as histórias em Libras, orientados pela professora Adriana Loureiro. ”Um colega nosso, que tem a mãe surda, estava fazendo uns sinais de Libras na fila e daí quisemos fazer esse projeto pois achamos muito interessante. A gente aprendeu que Libras é uma língua oficial e que é muito bom saber línguas diferentes”, conta Laura, de 8 anos. Para a orientadora, esta foi uma excelente oportunidade. “Introduzir a pesquisa cientifica desde os anos iniciais é importante para desenvolver a curiosidade. Tudo que é assunto que parte deles, gera mais interesse. Então partindo da realidade e do interesse, eles vão buscar para aprender mais, com mais significado”, aponta Adriana.

Já do município de Venâncio Aires (RS), do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, os alunos Amanda Schuck e Bernardo Anschau, pesquisaram a importância da vaca leiteira para a agricultura familiar, orientados por Liziane Simon. ”A ideia da pesquisa surgiu quando nós vimos um animal pela janela da sala, nossos colegas uns achavam que era vaca e outros achavam que era boi, ficamos em dúvida e depois descobrimos que era um boi.  Então estudamos importância da vaca leiteira para a agricultura familiar que é a renda quando eles vendem o leite. Eu gostei de fazer esse trabalho porque foi legal, a gente aprendeu várias coisas, e também porque foi evoluindo o projeto e ainda podemos estudar sobre outros animais”, diz Amanda de 9 anos. A professora acompanha o desenvolvimento dos pequenos. “A pesquisa cientifica desde cedo com certeza vai ajudar no ensino-aprendizagem dos alunos, buscando em pesquisas, livros e bibliografias. Algo que traga o conhecimento real para eles, introduzido junto com a prática”, explica Liziane

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Já os prêmios e incentivos educacionais, estimados em mais de R$ 1 milhão, estão sendo oferecidos por 30 organizações, entre elas: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura de Novo Hamburgo, Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Universidade Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros. Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae, entidade que também está colaborando na realização do evento.

A feira é transmitida ao vivo pelo canal oficial da Mostratec no YouTube: youtube.com/oficialmostratec

Mais informações em www.mostratec.com.br