A Asbem – Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo envolve comunicadores locais no evento de lançamento da Campanha Asbem de Adesão à Nota Fiscal Gaúcha, que acontece nesta próxima terça-feira, dia 12 de setembro, às 19h, na Fundação Scheffel, localizada na Av. General Daltro Filho, 911, bairro Hamburgo Velho. Os jornalistas, radialistas e digital influencers: Alejandro Malo, Jornal NH e Band TV; Chico Ferraz, Rádio Alegria; Cláudio Alves, Vale TV; Débora de Oliveira, Rádio ABC; Dudu News, Rádio ABC; Gui Castro, Rádio 88.7 FM; Herta Klein, Vale TV; Jô Maino, Jornal NH; Rodrigo Giacomet, Rádio União FM; e Sérgio Jost, Revista Expansão, participam como divulgadores da campanha para engajarem seus públicos, a fim de beneficiar a entidade no programa Nota Fiscal Gaúcha.

A Asbem possibilita que jovens e adolescentes em vulnerabilidade social possam ingressar no mercado de trabalho ministrando Cursos da Lei de Aprendizagem Jovem Aprendiz.  Atualmente 49 empresas da região são parceiras da Asbem e responsáveis pelo pagamento de meio salário mínimo e vale transporte ao estudante. Ao todo, a instituição forma em média 270 alunos por ano, contando também com as oficinas. Mesmo assim, ainda os jovens não têm garantia de emprego, sendo que somente 7,5% são efetivados após o término do contrato de aprendizagem, de acordo com pesquisa realizada em maio deste ano, com 160 jovens que se formaram no Curso de Aprendizagem em Comércio e Serviços nos anos de 2021 e 2022.

Mas para a publicitária Ana Conti, presidente da Asbem, esta realidade pode mudar. “A nossa grande missão é preparar os nossos jovens para enfrentar problemas como este no mercado de trabalho. O importante é dar suporte técnico na qualificação profissional e fortalecer a autoestima para eles continuarem a caminhada mesmo diante de alguns “nãos”.  E, assim colhemos alguns frutos, pois a contratação de nossos alunos por outras empresas tem um percentual bem mais elevado, estando em um patamar de 58,1%”, aponta Ana Conti. Para finalizar, ela salienta que estes números podem evidenciar que o mundo corporativo tende a oferecer mais oportunidades para jovens que são preparados na entidade, pois além do currículo profissional agregam também uma visão organizacional com todos os seus atributos.

“Fazer o bem transforma o mundo começando pela nossa cidade!”