Evento em Novo Hamburgo – RS reuniu três mil estudantes de 15 países, além de mil orientadores de pesquisas

A 38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – encerrou a etapa de visitações e avaliações nesta quinta-feira (26), onde cerca de três mil estudantes de educação infantil, ensino fundamental, médio e técnico defenderam projetos científicos em diferentes áreas do conhecimento. O evento contou com 199 feiras afiliadas, representantes de 165 cidades e 675 escolas. Entre os 785 trabalhos apresentados, os destaques serão premiados amanhã, dia 27, no Teatro Feevale, às 20 horas.

“Ao longo de todos os dias, os corredores estiveram sempre cheios, então o sentimento é de dever cumprido. Conseguimos dar um salto na qualidade, no tamanho e no número de parceiros. Por isso, esse é o sentimento: de a gente conseguir transmitir essa ideia colaborativa, de trabalho, de procura, de comprometimento com uma ideia e com o futuro dessa gurizada que esteve aqui. Se a gente tem esse sentimento, eles também estão tendo, e é isso que a gente quer”, define o Diretor Executivo da Liberato, Ramon Fernando Hans.

“Além de reunir o que há de melhor em se tratando de ciência jovem mundial, a Mostratec desponta o melhor dos jovens, em todos os sentidos”, conclui emocionado o diretor, que colabora com a Mostratec desde sua primeira edição há mais de trinta anos.

Além da Mostra, ocorreram paralelamente a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Arena sempre lotada

O espaço em que aconteceu o Desafio de Robótica Mostratec Atto esteve lotado ao longo de todo o evento. Com competições diárias, o espaço recebeu cerca de 150 estudantes, além dos professores que acompanhavam as equipes. Não era necessário conhecimento prévio em robótica para participar das competições, o que foi ainda mais atrativo para os estudantes.

“Em parceria com a Atto, as equipes receberam kits – compostos por peças plásticas montáveis -, e podiam montar o robô que quisessem. Depois, eles eram colocados para participar das partidas dentro da arena”, explica Bruno de Araújo da Rosa, integrante da comissão de robótica do evento.

Ele explica que a estrutura montada para o Desafio, com telões, luzes e objetos de impressão 3D, chamavam a atenção de quem acessava os pavilhões da Fenac. Além disso, a cada nova partida, os estudantes se reuniam em um animado círculo em torno dos robôs competidores, e isso também foi instigante para outros alunos.

“Tudo que envolve tecnologia chama muita atenção, ainda mais quando eles têm a possibilidade de falar ‘eu montei o robô, eu fiz ele funcionar’. Acho que isso emociona os adolescentes”, finaliza o auxiliar de ensino da Liberato.

Internacional

A Mostra reuniu jovens finalistas de escolas de 22 estados brasileiros, Distrito Federal e 14 diferentes países, além do Brasil. Para contemplar a visitação e avaliação de trabalhos em inglês e espanhol, além de português, o evento contou com cerca de cem tradutores voluntários. O grupo esteve composto por professores, funcionários e estudantes da Liberato, além de alunos de escolas parceiras de Novo Hamburgo.

A Mostratec, que é o maior evento do gênero na América Latina, é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, reunindo cientistas da Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

Fortalecimento por meio de parcerias

A Mostratec teve o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae, entidade correalizadora do evento.

Já os prêmios e incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura de Novo Hamburgo, Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Universidade Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

A feira é transmitida ao vivo pelo canal oficial da Mostratec no YouTube: youtube.com/oficialmostratec

Mais informações em www.mostratec.com.br