Marca vem para a feira pela primeira vez e acredita neste canal para mostrar novidades.

O varejo brasileiro aposta muitas de suas fichas no desempenho das vendas do segundo semestre do ano. O acúmulo de ativo nos primeiros quatro meses de 2023 sofreu alguns reveses, embora, que no mês de janeiro, tenha tido uma sinalização bem positiva, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada no mês de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa a partir de agora é de uma retomada. “Acredito que esta será a realidade encontrada dentro da nossa feira daqui a praticamente duas semanas. Estamos caminhando enquanto sociedade para uma estabilidade, o que sempre reverte em um aumento de consumo, criando, portanto, a necessidade do varejo se abastecer para ter produtos para o consumidor final”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, diretor do SICC, Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acontece de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). Esta é a principal feira do país do setor calçadista que comercializa as coleções primavera/verão, que representam cerca de 70% do faturamento da indústria nacional. O SICC terá 350 expositores com 1500 marcas e espera receber 13.000 visitantes, durante os três dias desta sua trigésima edição.

A avaliação de Frederico Pletsch é percebida pelas empresas âncoras da feira. Pelo menos esta é a informação da Havaiana, que chega ao SICC nesta edição, desejando estar mais próxima do varejo calçadista. “Queremos apresentar ao público, em primeira mão nossa coleção 23-24 que faz parte de um novo movimento da marca, que será lançado oficialmente no dia 01 de junho, a coleção Pisar Livre – Sensações”, diz Ana Bógus, presidente de Havaianas BMU Brasil e Latam. Ela acrescenta que a feira será um novo formato para apresentar as novidades da marca na ponta. “O canal varejista é uma das grandes apostas de crescimento da Alpargatas no Brasil para os próximos anos, e a participação nesta feira concretiza as nossas intenções para acelerar a marca Havaianas, que além do portfólio de chinelos, conta com as categorias de rasteirinhas, slides, TNS (nossa linha de tênis) e a nova coleção de clogs, dedicada ao público infantil, além de acessórios”, comenta Ana Bógus.

Também a empresária Camila Bertulucci Gouveia de Oliveira, da Bahia, da empresa Camila Bertulucci Shoes, que produz rasteirinhas femininas, afirma que está com muitas expectativas com relação à feira, pois acredita que esta é uma situação impar para levar a marca a fim de incrementar sua carteira de clientes. “A feira proporciona também oportunidades de comercialização com o exterior o que equivale a uma multiplicidade de opções”, diz ela. Acrescenta que o SICC será um passo definitivo para a sua marca.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.