A asBem – Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo, promove mais uma edição do Galeto do Bem. O evento, que está marcado para o dia 27 de outubro (domingo) serve salada de repolho, pão e o delicioso meio frango da Sociedade de Cantores Palestrina. O valor é R$34,00 e pode ser adquirido pelo PIX, através da chave do CNPJ 88874144/0001-18. O galeto pode ser retirado das 11h às 13h, na Avenida General Daltro Filho, 110, bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo.

O recurso adquirido através da venda do meio frango vai ser revertido para a pintura interna do prédio, com o objetivo tornar o ambiente ainda mais aconchegante. “Os aprendizes vão se sentir mais acolhidos e motivados, pois a beleza do lugar também promove bem-estar e alegria. Conforme a arrecadação do evento, também faremos melhorias externas no jardim, para criar espaços mais convidativos à convivência de todos os envolvidos. Contamos com vocês”, convida Ana Conti, presidente da Asbem.

ASBEM EM NÚMEROS  – Atualmente, a entidade atende 205 jovens. Destes, 133 estudantes possuem contratos ativos, devidamente matriculados no Curso de Aprendizagem Comercial (Programa de Aprendizagem Comercial). Outros 50 alunos estão em atendimento no CASE nas Oficinas de Beleza, Garçom, Padaria e preparação para o Mercado de Trabalho. Ainda, mais 22 adolescentes participam de Oficinas do Projeto Adolescer Profissional.

Mensalmente a ASBEM registra mais de 1800 atendimentos aos adolescentes e jovens inseridos nos projetos. Em parceria com o Banco de Alimentos distribui cerca de 25 cestas básicas mensais para as famílias que manifestam o pedido de recebimento.

ASBEM EM PROJETOS – A entidade mantém uma parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio de duas secretarias.  Uma delas é a Secretaria de Desenvolvimento Social, com o Projeto Adolescer Profissional,  que contempla oficinas para o Programa de Integração ao Mundo do Trabalho. A outra é a Secretaria de Segurança Pública, com o Projeto Formação Laboral, que atende duas turmas de aprendizagem comercial e oficinas de técnicas de barbearia e cortes de cabelo, garçom e padaria no CASE NH, para atendimento aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Além destas parcerias, a ASBEM também tem projetos que mobilizam recursos financeiros para subsidiar despesas de manutenção: Funcriança e Nota Fiscal Gaúcha.

Fora  as atividades desenvolvidas na sede da entidade, mensalmente os territórios de maior vulnerabilidade são contemplados com oficinas para a promoção do primeiro emprego (BACI Santo Afonso, CREAS Centro, entre outros). Entre as diretrizes da instituição está a erradicação da pobreza e do trabalho infantil, a qualificação profissional, a prevenção a todas as formas de violência, o apoio sociofamiliar e o desenvolvimento humano e social integral, portanto o projeto pedagógico prevê processos e ações que tentam romper com a dualidade entre educação e trabalho e visa à qualificação articulada, à elevação da escolaridade e à priorização de uma formação ética e cidadã. “Com essa perspectiva, a qualificação profissional por meio do Programa de Aprendizagem não é apenas um mero estabelecimento de metas para se alcançar técnicas e habilidade. Mas, busca incluir a relação com indivíduos que fazem parte de um contexto social construído em determinado tempo histórico, com determinado campo de valores e representações”,  comenta Ana.

A ASBEM se articula em estratégias pedagógicas para fomentar o processo de aprendizagem e capacitar os adolescentes e jovens para o mundo do trabalho, pois entende que a apropriação pedagógica perpassa por diversos meios, desde da apropriação pedagógica à elaboração de atividades lúdicas utilizando de materiais físicos para a aprendizagem.

                     “Fazer o bem transforma o mundo começando pela nossa cidade!”