Feira registrou movimento constante em três dias, superando expectativa com mais 13 mil visitantes

Os três dias do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado mostraram um varejo nacional comprador, um mercado externo sedento e os sorrisos satisfeitos dos fabricantes, que superaram expectativas nos negócios. Desde a última segunda-feira (22), lojistas de todo o Brasil e do exterior tiveram a oportunidade de conhecer os lançamentos que a indústria preparou para a primavera/verão 2023/2024.

“É muita emoção, fazer essa feira que nós fazemos, trazer o mundo aqui para dentro, ver o número de expositores. Uma feira não é só para o grande ou para o pequeno, é para todos, e foi isso que fizemos aqui, balanceamos essa feira. Acho que aqui, por exemplo, o lojista pequeno tem a mesma oportunidade que o grande tem de ver novidades. E ao mesmo tempo os grandes e médios fabricantes vão sair daqui com 30% da produção do segundo semestre”, comemora Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos. A partir de agora, a promotora já começa a trabalhar na 31° edição que acontece em 2024.

Jorge Bischoff, CEO do Bischoff Group, finalizou a participação no SICC celebrando um estande movimentado constantemente. “A feira está muito boa e extremante movimentada, o nosso estande esteve o tempo todo lotado. Estou muito contente com a feira, me parece uma das melhores edições que já participamos. Realmente pelo momento do mercado nós não esperávamos que tivesse esse ‘astral’ todo. Acho que qualquer coisa no Brasil que consegue atingir 30 edições é de aplaudir, então a família Pletsch está de parabéns e eu saio daqui muito contente”, contou logo após mobilizar público do SICC com a palestra “A trajetória de uma marca com alma: 20 anos da grife Jorge Bischoff”.

Não diferente do experiente designer de sapatos e bolsas, a estreante gigante de calçados abertos Havaianas celebra a primeira participação na feira. “Foi excelente participar da SICC e estar próximo do mercado especializado de calçados. Pudemos levar as novidades de Havaianas em diversas categorias e encontrar os nossos clientes atuais, além de iniciar um relacionamento com potenciais novos clientes desse setor que é tão relevante para Havaianas. Também foi um prazer contar a nossa trajetória, que iniciou com vendas nos mercadinhos de todo o Brasil e hoje é referência no mundo fashion e está presente em mais de 130 países. Que a gente possa seguir colaborando na construção desse canal, sempre inovando com produtos, serviços e, claro, novas oportunidades de negócios”, resumiu Ana Bógus, Presidente de Havaianas Latam.

A feira, que reuniu 350 expositores e cerca de 1.500 marcas de calçados femininos, masculinos, infantis, esportivos e acessórios, superou a expectativa de público aguardada nos três dias do evento alcançando mais de 13 mil visitantes.

PARA QUEM VEM DE FORA

A comercialização de produtos primavera/verão no SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, gerou bons negócios para o varejo nacional e para importadores de 35 diferentes países presentes na serra gaúcha. O Grupo de Importadores é um projeto de incentivo às exportações de calçados e acessórios que cresce a cada ano e traz compradores de diversos continentes. A iniciativa é uma realização da Merkator junto com os sindicatos das indústrias de calçados parceiros.

Importadora no SICC desde 2017, Sheika Kellman, da Duty Free Caribbean, vem de Barbados conhecer tendências do calçado brasileiro. “Eu venho para fazer pedidos e é sempre muito fácil encontrar o que eu preciso. Comprar o sapato brasileiro tem vantagens que incluem uma política comercial melhor, e os modelos são coloridos e elegantes, e na feira eu tenho a oportunidade de escolher tamanhos que eu preciso para os meus clientes”, resume.

Ruy Ferreira, gerente comercial na Petit Jolie, afirmou que o estande teve importantes prospecções com mercado externo, a exemplo da Rússia e países do Oriente Médio. “Além disso, a turma da América Latina sempre está presente, e isso é tradicional aqui na feira. Temos uma equipe grande de exportação disponível para atendimento e em nenhum momento eles ficaram parados, foi realmente muito bom para negócios externos”, resumiu.

UNIÃO QUE FAZ A FORÇA

“Com o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Sapiranga, a gente vem aqui para o estande coletivo desde 2021, e mesmo com nossa experiência extensa com couro, a marca é de 2020, e a feira abre muitas portas. É aqui que se fortalece o relacionamento presencial com os lojistas que falamos virtualmente o ano inteiro. É aqui que eu posso abraçar minhas clientes. É aqui que os representantes podem detalhar os diferenciais dos produtos, isso é muito valioso”, afirma Luzia Hörlle, que é coordenadora comercial da Dora Lis, empresa de Sapiranga, de bolsas e vestuário em couro legítimo, uma das empresas presentes no maior estande coletivo do SICC, o Estação Moda RS. “Comercialmente foi muito bom para a gente, pois somos conhecidos na internet, mas estar aqui pessoalmente e poder mostrar a qualidade de um produto em couro legítimo é o que faz os negócios fecharem”, define.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.