SICC – Salão Internacional e do Couro e do Calçado completa sua 30° edição em um dos maiores polos turísticos do país.

Mesmo com o cenário econômico nacional ainda indefinido, revelando um panorama desafiador em 2023 tanto para a indústria como para o varejo, percebe-se a disposição do empresariado em investir na reversão de números mais tímidos. Para o setor calçadista, a grande virada será no mês de maio, quando acontece a maior feira nacional do segmento, reunindo fabricantes, lojistas nacionais e importadores de todos os continentes. O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, terá a sua 30º edição, de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). E a confirmação da sua potência vem de uma das marcas mais referenciais do calçado brasileiro: a Jorge Bischoff, de Igrejinha (RS).  Realizou na feira um investimento significativo e terá seu estande localizado em um dos principais espaços da feira. “As nossas expectativas são excelentes tanto em volume de negócios quanto em prospecção”, diz Luciana Robinson, diretora Comercial e de Produto da grife.

Para ela, esta é a grande oportunidade de começar a nova temporada surpreendendo o mercado, especialmente os lojistas nacionais e importadores que vêm ao Brasil. “Ao longo de 2022, crescemos cerca de 30% no canal multimarcas. Para este ano, aumentamos nosso time de representantes parceiros e estar no SICC é fundamental para reforçar ainda mais essa alta”, ressalta a diretora de Jorge Bischoff. Luciana Robison espera importadores de mais de 30 países que vêm ao evento, “porque o Brasil é uma referência em moda, design e qualidade.”, diz. Esse mesmo entusiasmo, é compartilhado por marcas importantes do universo masculino: Jota Pe, Ferricelli e Ferracini, as três de Franca (SP). Todos são unânimes em definir o SICC como o grande evento que impulsiona as vendas da primavera/verão, especialmente para a principal data do calendário de calçados masculinos, o Dia dos Pais.

O diretor da Jota Pe, o empresário Antônio Alves de Castro comenta que está muito otimista, principalmente pela época da feira que tem o foco na principal data sazonal do ano. “Além disso, a estrutura da feira sempre atrai novos clientes, o que contribui muito para nosso crescimento como empresa. Estes fatores decidem a criação de uma coleção completa e inovadora da nossa marca”, diz. Para ele, a feira oferece visibilidade para os mercados nacional e internacional.  Já Roberto Barbosa, CCO da Ferracini, afirma que como a feira está consolidada no mercado é o palco ideal para lançar novidades   com  toques de ousadia e inovação, atributos da marca. “Os lojistas já contam com o SICC, em Gramado, que tem evoluído ano a ano”, frisa Barbosa. Também o empresário paulista, Fernando Parra Rodrigues, diretor da Ferriceli, acredita que a feira será o ponto de partida para o sucesso do segundo semestre do ano. “Essa é a nossa principal feira. Concentramos todos os nossos esforços para levar os principais lançamentos. Estamos realizando muitas pesquisas para desenvolver uma coleção ímpar. Acreditamos que a feira será muito movimentada como sempre”, finaliza Rodrigues.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.