Consolidada como maior feira brasileira do segmento de calçados, o SICC será responsável para impulsionar a economia setorial no segundo semestre do ano.

Este ano será a 30° edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado! Será uma data comemorativa e o início das negociações das coleções primavera/verão 2023/2024 das marcas de calçados mais expressivas do país, tendo como âncoras as empresas de maior volume de produção ao lado de novas unidades com produtos diferenciados e artesanais. A feira realizada em Gramado (RS) é hoje uma referência para o setor e se consolidou como o mais expressivo evento brasileiro dedicado à promoção da indústria calçadista. Neste ano, será realizado nos dias 22, 23 a 24 de maio, nos pavilhões do Centro de Eventos Serra Park, em Gramado (RS).

Promovido pela Merkator Feiras e Eventos, o SICC desde seu início apostou em um binômio que tinha tudo para dar certo: a união do turismo, com a feira realizada em um dos principais destinos do país, com a capacidade de gerar bons negócios tanto para a indústria quanto para o varejo. “Gramado é uma cidade encantadora e que nas últimas décadas se preparou para receber bem uma enorme quantidade de pessoas. Tem uma infraestrutura fantástica, sem perder o clima acolhedor. Mesmo assim sempre tivemos em mente que as nossas feiras precisavam, além desse charme, de efetividade. Era necessário que as feiras promovessem negócios e conquistassem a representatividade setorial, e felizmente atingimos esse objetivo”, comemora o diretor da Merkator, Frederico Pletsch. E, por último, a informação se tornou um novo pilar no conceito dos eventos da promotora, superando expectativas a cada evento, abordando assuntos essenciais para a cadeia do calçado, com presenças de palestrantes e celebridades nos palcos montados dentro dos pavilhões. “Nesse ano não será diferente. Já estamos construindo uma programação que vai privilegiar os assuntos efervescentes com temas que vão desde a tecnologia até a necessidade de buscar a humanização nos encontros e atendimentos profissionais, passando por moda, consumo, tendências e comportamento”, frisa Roberta Plestch, diretora de Relacionamento da Merkator.

E a confirmação do sucesso do SICC está no desempenho comercial até agora. Faltando praticamente 100 dias para o seu início, a feira já está com 80% dos espaços disponíveis para locação esgotados. “Acreditamos que esta é a melhor forma de comemorar a nossa trigésima edição, com a casa cheia. Nada me parece mais significativo do que este indicador, que mostra o reconhecimento do setor calçadista ao nosso trabalho ao longo de mais de duas décadas, respeitando as particularidades da indústria e do varejo e entregando eventos diferenciados e exclusivos, cuidando de cada detalhe como se fosse único”, diz Roberta Pletsch. Por isto, já estão sendo expedidos os convites para os lojistas e os importadores com uma antecedência bem significativa.  A aceleração comercial também é o motivo da feira invadir a Estação 3. O espaço terá estandes, palco do eMerkator Talks, passarela de desfiles das marcas que estarão expondo e muitas outras novidades. “Além disso, a Estação 3 se insere na feira como um todo, pois ela precisa de espaço para crescer. Assim, toda a feira será temática”, informa Roberta Pletsch.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.