Aumento das vendas no varejo no último trimestre de 2019 e revisão para cima da projeção de crescimento do país aumentam o otimismo da 40 Graus- Feira de Calçados e Acessórios

Os números justificam o otimismo. Em 2019 as vendas no varejo das regiões Norte e Nordeste cresceram bem acima da média nacional. São justamente essas as regiões atendidas pela 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios www.feira40graus.com.br que levará a João Pessoa (PB) o melhor da produção brasileira. A feira, idealizada e promovida pela Merkator Feiras e Eventos, é voltada aos lojistas e será realizada nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro e conta com 100 expositores, 500 marcas e espera receber 5.000 visitantes nos três dias do evento, no Centro de Convenções de João Pessoa/PB.

A localização geográfica e os mercados atendidos respondem, em muito, pela expectativa que a feira tem gerado. “A 40 graus já está consolidada no calendário de feiras do Brasil, especialmente por ter um papel importantíssimo para abastecimento de um mercado de mais de 70 milhões de pessoas, o Norte e o Nordeste brasileiro. São duas regiões em crescimento, com o varejo de calçados crescendo acima da média nacional”, ressalta Haroldo Ferreira, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre janeiro e novembro de 2019 o crescimento nessas regiões foi de 1,2% em volume de vendas e de 2,6% em receita gerada. Além desse dado importante, o cenário nacional também é animador. O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou sua perspectiva de crescimento do Brasil em 2020. Na revisão de seu relatório Perspectiva Econômica Global, divulgada no último dia 20 de janeiro, o FMI passou a ver um crescimento de 2,2% do Brasil neste ano, 0,2 ponto percentual a mais do que no relatório de outubro.

O foco no cliente local agrada aos lojistas, que buscam renovar suas vitrines na feira. “Acho esta feira excelente. Ela sempre traz produtos criativos que faz sucesso nas minhas lojas. Vou para João Pessoa em busca de mercadoria”, afirma a lojista Edneide Souza Cabral, de Fortaleza (CE), tem seis lojas de calçados femininos, masculinos e infantis. Com as vendas aquecidas, o objetivo dela é encontrar produtos para entrega imediata.

Renovar estoques para o Dia das Mães, data de comércio aquecido, é um dos objetivos do varejo. “Quero abastecer bem os meus estoques e ter produtos para fazer belas e chamativas vitrines. Concentro minhas vendas deste período nesta data especial. Já fiquei muito feliz com as coleções que encontrei nas feiras de Gramado (RS) e espero que as fábricas continuem trazendo novidades aqui para a nossa região. Esta feira é muito importante para nós”, explica Aline de Souza Oliveira, de São Luis (MA).

40 GRAUS – A 40 Graus conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

 

SERVIÇO

EVENTO: 40 GRAUS – FEIRA DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS

DATA: 03,04,05 DE FEVEREIRO 2020

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DE JOÃO PESSOA/PB

NÚMERO DE EXPOSITORES; 100 EMPRESAS NACIONAIS

MARCAS: 500 MARCAS

EXPECTATIVA DE VISITANTES: 5.000 NOS TRÊS DIAS DO EVENTO