Retomada acontece em novembro na serra gaúcha com a primeira feira de calçados do ano.

Lojistas brasileiros estão na expectativa da primeira feira de calçados presencial do ano, pois afirmam necessitar de um olhar bem amplo para as coleções do maior número possível de fábricas a fim de conseguir efetuar uma compra assertiva e otimizar seus investimentos, especialmente neste período da economia do país.  Com este pensamento, eles estão se organizando para visitar a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS. “Precisamos voltar a encontrar as fábricas mais representativas, ter uma visão ampla das coleções e das tendências para conseguir chegar a um mix diferenciado para os nossos consumidores”, diz Carlos Almeida, proprietário da loja da marca Rafas, com quatro unidades em Belo Horizonte. “Nós atendemos o público feminino que sempre tem um enorme desejo em estar conectado com as últimas novidades da moda internacional. Portanto, para nós, o melhor ambiente para isto são as feiras presenciais que nos fornecem informações e ampliam nossos conhecimentos para a próxima temporada”, diz ele. Da mesma opinião é Rosângela Oliveira Silva da Silva, da Aredda, com quatro lojas na Bahia, nos municípios de Ipirá, Salvador e Feira de Santana. “Passamos um período difícil com muitos contatos virtuais, recebendo somente os representantes enfim, um ano atípico e, portanto, precisamos restabelecer nossos encontros presenciais para atingirmos os nossos níveis de compras normais e termos condições de apresentar as tendências para os nossos clientes”, explica a lojista.

O diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da Zero Grau, Frederico Pletsch, afirma que as percepções destes lojistas expressam praticamente o sentimento geral em todos que já confirmaram suas presenças nos três dias da feira. “Tenho certeza que a nossa feira vai marcar a verdadeira retomada do setor calçadista que teve um forte abalo desde o início da pandemia do Coronavírus. Fora o desejo de confraternizar e trocar informações com colegas e fabricantes, existe, em primeiro lugar, a necessidade destes profissionais comprarem as coleções corretas pra os primeiros meses do próximo ano, assim como ajustarem seus estoques para as festas de final de ano, onde normalmente a demanda aumenta muito”, diz Pletsch. Ele também acredita que para os industriais este evento será importante, “pois eles precisam destes encontros presenciais para identificar com detalhes a realidade das lojas e dos consumidores. Certamente será um momento especial e de muita grandeza nesta etapa de nossas vidas”, finaliza Pletsch.

PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO – A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.