A Temporada Cultural 2022 homenageia os noventa e cinco anos do nascimento de Ernesto Frederico Scheffel. O quinto evento da Temporada Cultural será o concerto do Trio Scherzo. O evento será neste domingo, dia 09 de outubro, às 17h, na Fundação Scheffel, no auditório Adão Adolfo Schmitt, localizado na rua General Daltro Filho, 911,  Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (RS), com entrada franca. O trio é composto pelos músicos: Giovani dos Santos (violino), Rafael Honório (cello) e Patrick Minuzzi (piano). No programa obras de Brahms e Smetana, duas peças muito especiais para o artista Scheffel.

Na oportunidade também acontecerá o lançamento do Site da Fundação Scheffel, uma nova janela será aberta sobre a obra de Ernesto Frederico Scheffel. O projeto do Site foi contemplado pelo Edital de Fomento à Produção Artística e Cultural – 1/2021, criado com recursos do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Também a nova logomarca do Museu será apresentada ao público.

Currículo Trio Scherzo

O Trio Scherzo surgiu em Porto Alegre, a partir da paixão pelo repertório camerístico de três músicos: o violinista Giovani dos Santos, o violoncelista Rafael Honório e o pianista Patrick Menuzzi. Scherzo, palavra do italiano que significa algo “jocoso”, “brincalhão”, é empregada para caracterizar um gênero musical desenvolvido a partir do minueto, porém com um caráter mais enérgico e vigoroso, tornando-se movimento quase obrigatório no repertório sinfônico do classicismo e romantismo. Em seu ano de estreia, o Trio Scherzo está acompanhado de duas peças emblemáticas: de Johannes Brahms, o grandioso Trio No. 1, Op. 8, em Si Maior, e o Trio em Sol Menor, Op. 15, de Bedřich Smetana, obra única, para a formação de trio, desse compositor checo.

Giovani dos Santos, violino: é Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação de Hella Frank. É integrante da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e da Orquestra de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Participou do Deutsch-Skandinavische Jugend-Philharmonie 2011, em Berlim, a convite de Leon Spierer, aprimorando-se também com Michael Gehlmann, em Wuppertal, e com o violinista italiano Emmanuelle Baldini.

Rafael Honório, violoncelo: é violoncelista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e Orquestra Teatro São Pedro (OTSP). Foi vencedor de diversos prémios, podendo citar o Primeiro lugar do Concurso para Jovem Violoncelista Solista do RS (2018 e 2019. É integrante do Quarteto Mourisco, quarteto-em-residência da Biblioteca Pública de Porto Alegre, com curadoria de Cosmas Grieneisen.

Patrick Brasil Menuzzi, piano: é Bacharel em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Mestre em Práticas Interpretativas, Piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação de Ney Fialkow. Participou de Master Classes com pianistas brasileiros e internacionais, podendo citar a professora Olinda Allessandrini, o pianista Italiano Paolo di Gaudi e a pianista francesa Martine Josti, referência internacional em música contemporânea.

As presenças podem ser confirmadas pelo e-mail museuscheffel@yahoo.com.br ou pelo telefone 51. 3593.6233.A Temporada Cultural 2022 tem o patrocínio: Vila Rica Imóveis, Openfield, McDonald’s – (Canoas, Novo Hamburgo) e Sancoex com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo.