Time de celebridades e empreendedores chega à serra do Rio Grande do Sul para discutir finanças, tecnologia, sustentabilidade e comportamento.

Referência na união dos bons negócios com as belas paisagens gaúchas, a Merkator Feiras e Eventos tem apimentado suas feiras calçadistas com informações de qualidade através de palestrantes de peso internacional. Para a 29° edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acontece de 23 a 25 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS),   vão estar no palco do eMerkator Talks celebridades que somam vivências e conhecimento e vão trazer um amplo panorama de tendências e ideias para a indústria e para o varejo. “Vamos tentar cumprir a nossa promessa de realizar nesta edição o Melhor SICC de todos”, diz Frederico Pletsch, diretor da promotora, que salienta ainda que a escolha destes profissionais passou por rigorosos critérios dentro da Merkator.

Os nomes reunidos são diversos e representativos em suas áreas. Os trabalhos iniciam na segunda-feira, dia 23 de maio, com Walter Rodrigues, estilista e consultor na área do design de produto e coordenador do Núcleo de Pesquisa e design do Inspiramais. Sua palestra: SEBRAE apresenta “Coleção Primavera/Verão 2022/2023 Varejo”. Priscilla Seripieri, dos novos negócios e operações WGSN Mindset LATAM vai falar sobre o “Consumidor do Futuro 2023”. Já Edela Land, profissional do comercio exterior no segmento calçadista, faz o lançamento do seu livro “Por onde o sapato me levou”, para o curioso público de visitantes da feira. Fred Rocha, palestrante especialista em varejo e um dos pioneiros no e-commerce no Brasil, volta aos palcos dos eventos da Merkator Feiras e Eventos com a palestra “Futuro é coisa do passado”. Com as participações do Colabora Moda e do SEBRAE, a designer Laura Madalosso, a publicitária Verônica Couto e o estilista Walter Rodrigues apresentam o tema “Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil”.

Para colorir o final do dia, Thiago Nigro, O Primo Rico e autor do livro “Do Mil ao Milhão” sobe ao palco da Sala Rubi, no Hotel Serra Azul, para um eMerkator Talks Special com a palestra a “Máquina do Tempo”. Neste mesmo palco, um pouco antes na abertura deste evento especial, o público terá a palestra do empresário Roberto Argenta, diretor de Calçados Beira Rio, que vai contar toda a sua experiência com o tema “Como Empreender com Sucesso”.

Na terça-feira, dia 24 de maio, no auditório do eMerkator Talks, dentro da feira, a especialista em negócios e RH Estratégico, Fernanda Lemes, faz a palestra “Intraempreendedorismo: Como incentivar seu time a pensar e agir como dono do negócio e vender mais”. Depois, o especialista em varejo e diretor comercial na Stone Co., Caio Camargo fala sobre a “Era da disponibilidade”. O criador da Chilli Beans, Caito Maia, vai contar sua trilha de sucesso com a palestra “Do Zero à Chilli Beans: trajetória da maior marca de óculos escuros da América Latina. Após, o empresário Roberta Argenta faz novamente sua palestra “Como empreender com sucesso” e será seguido de um painel com três mulheres inovadoras: Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, Suzana Santos, diretora da Suzana Santos, e Cristine Grings Nogueira, presidente da Piccadilly. O assunto será: “Empreendedorismo feminino: os desafios e a coragem de lideranças no setor calçadista”.

Na quarta-feira, dia 25 de maio, o CEO da Plastiweber Circular Plastics, Moisés Weber, fará a palestra “Embalagens sustentáveis e circulares para o mercado calçadista”. O diretor do segmento de Calçados da Linx SetaDigital, fala sobre “Marketplaces: como eles vão influenciar o futuro do varejo digital”. O empresário Eduardo Meyer, diretor da Comercial Avacy, faz a palestra “Avacy apresenta: perspectivas do mercado de calçados: maior uso de tecnologia e digitalização”. Para finalizar esta grade, a consultora de imagem Gabi Henemann vai conversar sobre “O poder das cores para uma imagem profissional e mais assertiva”.

Para assistir as palestras que ocorrem durante a feira não é necessário fazer inscrição, somente para a do Thiago Nigro, a “Máquina do Tempo” é preciso se inscrever através do site www.sicc.com.br/emerkatortalks  A palestra e a inscrição são gratuitas, mas as vagas são limitadas.