Madrigal Presto apresentará o Magnificat de Antonio Vivaldi e o Oratorio de Noël de Camille Saint-Saëns na noite do dia 10 de dezembro

A beleza do Natal invadirá a Fundação Ernesto Frederico Scheffel na próxima terça-feira (10). Integrando a Temporada Cultural da casa, que desde o primeiro semestre recebe diversas atrações todos os meses, será realizado um concerto especial natalino. A apresentação será do Madrigal presto, que levará ao Auditório Adão Adolfo Schmitt o Magnificat de Antonio Vivaldi e o Oratorio de Noël de Camille Saint-Saëns. A noite especial começa a partir das 20h30. Como em toda a temporada as entradas serão gratuitas. Para participar basta que os interessados confirmem presença pelo e-mail museuscheffel@yahoo.com.br ou pelo telefone (51) 3593-6233.

O Madrigal PRESTO, criado em 2008, é formado por 30 cantores e tem regência de João Paulo Sefrin e técnica vocal de Lúcia Passos. Seu principal objetivo é difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação, além de interpretar obras de compositores brasileiros em primeira audição e arranjos de música popular brasileira. Tem se apresentado em eventos culturais, festivais de coros no Rio Grande do Sul e em outros estados.

Em 2012, apresentou a Missa Brevis de Joseph Haydn com a Orquestra de Câmara FUNDARTE. Nos anos de 2013 e 2014, participou da Metaphisica Simphonia Coral com a Orquestra do Recanto Maestro. Em 2015, participou da turnê Mestres da Música Clássica, que percorreu oito cidades do estado, interpretando a Petite Messe Solennelle de Rossini, obra para coral, piano, órgão e quarteto vocal solista. Realizou o Credo de Vivaldi na abertura das comemorações de 10 anos do projeto Musicâmara. E, no ano de 2017, apresentou a obra Messias, de Händel, ao lado da orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.

MAESTRO JOÃO PAULO SEFRIN REGE O CONCERTO

Um talento local com formação norte-americana será o responsável por reger este concerto de Natal da Fundação Ernesto Frederico Scheffel. João Paulo Sefrin conduzirá a noite que integra a Temporada Cultural da casa. Formado em regência pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sefrin deixou o país para estudar regência orquestral na UGA, University of Georgia, nos Estados Unidos. Foi regente do Coral Unisinos, do Coral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e do Grupo Vocal Mandrialis. Em sua carreira, também regeu a Orquestra Jovem da UFRGS, foi regente assistente da Orquestra Unisinos e regeu a Orquestra de Sesi Fundarte, a Orquestra Sinfônica da UCS e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Atualmente, é regente do Madrigal Presto, de São Leopoldo, e professor no curso de licenciatura em Música da Faculdades EST.

FUNDAÇÃO – A Fundação Ernesto Frederico Scheffel está localizada no bairro histórico de Hamburgo Velho, em um casarão restaurado erguido por Adão Adolfo Schmitt no fim do século XIX. Seus três andares contam com um acervo do artista composto de 385 obras, expostas e guardadas num espaço físico de 2.840m². O diferencial do acervo do Museu Scheffel, selecionado pelo próprio artista para retratar a sua trajetória, está na qualidade técnica das obras, na diversidade temática e na integridade física das mesmas, e forma um dos maiores e mais qualificados acervos de um único artista em exposição no Brasil.