Apresentação na Fundação Ernesto Frederico Scheffel será no próximo dia 2 de agosto

A música clássica volta à Fundação Ernesto Frederico Scheffel neste mês de agosto. No próximo dia 15, às 20h30,  a Temporada Cultural recebe o flautista e educador musical porto-alegrense, Vladimir Soares. Radicado na Alemanha há seis anos, onde cursou dois mestrados na Musikhochule Stuttgart (Escola Superior de Música de Stuttgart) E ministra aulas de flauta doce em escolas regulares e projetos sociais, Vladimir apresenta a turnê do concerto de lançamento do 1º álbum solo Anna Bon di Venezia, gravado em Londres em outubro de 2018, dentro do projeto Donne.

Anna Bon di Venezia foi uma compositora italiana que iniciou seus estudos aos quatro anos de idade na Ospedale de la Pietà na cidade de Veneza. Em 1756 ela esteve a serviço de Frederico de Brandenburg-Bayreuth, que lhe deu o título de Virtuosa di musica di camera. E no mesmo ano compôs a série de seis sonatas Opus 1 para flauta e baixo contínuo, publicadas em Nuremberg no mesmo ano, dedicadas a Frederico, que era flautista.  O CD de Vladimir foi gravado entre os dias 25 e 27 de outubro de 2018 em Londres, no Reino Unido, pela gravadora independente Drama Música.

Vladimir Soares iniciou seus estudos em música aos 11 anos de idade no Projeto Orquestra Villa-Lobos, com a professora Cecília Silveira. Mais tarde aprimorou-se na flauta doce com a professora Mariana Hoffmeister. Vladimir tem se destacado como intérprete de flauta doce, tendo atuado como solista à frente das principais orquestras do RS e da Sttugarter Kammerorchester (Orquestra de Câmara de Stuttgart), da Alemanha.

Fernando Rauber é bacharel, mestre e doutor em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pianista da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul-UCS, desde 2009 e foi docente no Curso de Licenciatura em Música da  UCS durante 2011-2017. Tem se destacado pela sua intensa atividade em diferentes formações camerísticas. Colaborações recentes incluem recitais de canções norte-americanas com a Dra. Stephanie Tingler (Georgia University-EUA), trios para clarinete, viola e piano com Julia Bullard e Amanda McCandleness (Northern Iowa University-EUA), recital de flauta e piano com Michael Tilt (Noruega), recital de cello e piano com Alan Smith (EUA). Integra também a Sphaera Mundi Orquestra, conjunto porto-alegrense dedicado à música barroca.

Interessados devem confirmar presença pelo e-mail museuscheffel@yahoo.com.br ou pelo telefone (51) 3593-6233.

FUNDAÇÃO – A Fundação Ernesto Frederico Scheffel está localizada no bairro histórico de Hamburgo Velho, em um casarão restaurado erguido por Adão Adolfo Schmitt no fim do século XIX. Seus três andares contam com um acervo do artista composto de 385 obras, expostas e guardadas num espaço físico de 2.840m². O diferencial do acervo do Museu Scheffel, selecionado pelo próprio artista para retratar a sua trajetória, está na qualidade técnica das obras, na diversidade temática e na integridade física das mesmas, e forma um dos maiores e mais qualificados acervos de um único artista em exposição no Brasil.