Três estudantes gaúchas representarão o Brasil e o Rio Grande do Sul na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 13 e 19 de maio, em Dallas, Texas (EUA), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.

Elas foram premiadas na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.

Conheça os projetos do RS que foram credenciados através da Mostratec:

Desenvolvimento de válvula exalatória alternativa por prototipagem rápida

Estudante: Sofia Nascimento Mazin Santos (18 anos)

Orientador: Sandro Heleno Auler

Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha – Novo Hamburgo/RS

O objetivo do projeto é desenvolver uma alternativa da válvula exalatória, uma peça fundamental (porém escassa) do respirador mecânico, através de impressão 3D e utilizando um material seguro e esterilizável, diminuindo custos e tempo de produção para reposição em contexto emergencial.

As válvulas exalatórias, partes essenciais do respirador mecânico, foram peças que sofreram com a falta de recursos no SUS durante a pandemia, fazendo com que milhões de respiradores fossem desativados por falta de peças. É nesse contexto que a estudante desenvolveu uma alternativa à válvula, através da impressão 3D e utilizando materiais biodegradáveis e esterilizáveis, que oferecem redução no tempo de produção e custo da peça. Assim, foi possível reduzir em 90% o custo inicial da peça a partir de polímeros biocompatíveis, que oferecem segurança e facilidade de aplicação em hospitais públicos.

Uso do grafeno associado a membrana inorgânica nanoporosa para o tratamento da água

Estudantes: Helena Flores Moschetta (19) e Manuela Prado Machado (19)

Orientadora: Schana Andréia da Silva

Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha – Novo Hamburgo/RS

A água contaminada é um dos principais impactos decorrentes dos desastres ambientais que ocorrem com enorme frequência. O óleo é um dos contaminantes presentes em maior concentração nos efluentes domésticos e industriais, sendo capaz de contaminar até 25 mil litros de água por litro descartado, além de aumentar os custos no tratamento das redes de efluentes.

Sendo assim, foi desenvolvido um material para adsorver líquidos apolares com alta eficiência, utilizando o grafeno, que é um composto altamente inovador e tecnológico, incorporado ao criptomelano, um mineral inorgânico e poroso, capaz de substituir métodos já existentes, como o carvão ativado. Além disso, o material produzido apresenta-se como uma opção ambientalmente amigável, atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Foto: Manuela, Helena e Sofia. / Fotos de Luis Eduardo Selbach.