E, neste período, será a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, dias 21, 22 e 23 de novembro, na serra gaúcha.

A Merkator Feiras e Eventos colhe os frutos de uma aposta do início dos anos 2000, quando decidiu mudar o rumo das feiras de calçados no Brasil, agregando nelas o fator turismo para atrair lojistas e importadores de todo o mundo. Na época, o país vivia uma realidade incipiente do binômio negócios e turismo e este conceito não estava no escopo das feiras calçadistas nacionais. “Decidimos inovar com um alto custo na época, dispendendo recursos para passagens e hospedagens, mas acreditávamos que estávamos auxiliando na construção de um novo formato para os eventos corporativos”, sublinha Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora das duas maiores feiras de calçados do país hoje – SICCSalão Internacional do Couro e do Calçado – e a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios. E esta aposta se revelou uma tendência que neste ano é comemorada por outros segmentos. O setor de viagens corporativas manteve seu ritmo de recuperação e fechou agosto com um faturamento de R$ 1,15 bilhão, 12,6% superior ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Os dados são da Associação Brasileira de Agência de Viagens Corporativas (Abracorp), que avalia mensalmente o desempenho de diversos setores que compõem esse mercado.

Assim, a Merkator Feiras e Eventos trouxe para Gramado (RS) o centro das decisões de compra das duas maiores temporadas da indústria calçadista no mundo, com lançamentos específicos para o verão e o inverno, que são os momentos que movem todo o segmento desde o chão de fábrica até as glamourosas vitrines. “Esta decisão do meu pai foi fundamental para atravessarmos estas duas décadas mesmo com várias adversidades, inclusive esta última, a grave pandemia do coronavírus”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator. A cidade da serra gaúcha foi apontada pelo Ministério do Turismo como o 1º lugar no ranking dos destinos mais demandados nos meses de junho e julho deste ano, segundo dados colhidos junto a empresas do setor de agência e operadores de turismo no país. “O nosso lojista adora Gramado, já nos procura nos corredores de uma feira para garantir sua participação na próxima, nos contando planos de trazer um ou outro familiar que deseja desfrutar das belezas e da infira estrutura turística da cidade”, enfatiza Roberta.

E para esta próxima edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, o Natal Luz de Gramado, o principal evento da cidade, terá novidades importantes. Entre elas o espetáculo Nativitaten, que até agora era realizado no centro da cidade passa a ser exibido no Lago do Centro de Eventos do Serra Park, e também será a volta da Fantástica Fábrica de Natal. Neste período, a expectativa de visitantes em Gramado é de 2,5 milhões de visitantes. O Natal Luz de Gramado acontece de 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023, numa promoção da prefeitura municipal de Gramado e realização da Gramadotur. “Então este é o casamento perfeito com a união dos negócios do calçado com a beleza e o esplendor do Natal Luz”, finaliza Roberta Pletsch.

PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO – A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.