Feira que acontece em Gramado incrementa negócios em quase 30% acima da última feira presencial em 2019.

O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, realizado no Serra Park, em Gramado (RS) até amanhã (25), é palco de uma intensa comercialização de produtos primavera/verão para o varejo nacional e para mais de 200 importadores de 30 países presentes na serra gaúcha. Junto com as negociações, têm a troca de experiências entre o varejo e a indústria e informações qualificados sobre moda, tecnologia, conforto e sobre o comportamento do consumidor após estes últimos dois anos de pandemia do coronavírus. “Estamos vivenciando um novo momento do mundo. Os profissionais do setor calçadista brasileiro estão ingressando em uma nova era, com coleções diferenciadas com muita cor e muito brilho e tendo um desejo de fazer a roda girar para retornarmos aos índices de vendas e de consumo antes destes inícios dos anos 20”, diz Frederico Plestch, diretor da Merkator Feiras e Eventos. A feira tem 250 expositores, 1200 marcas e até amanhã (25) deve registrar as presenças de 12 mil visitantes.

Mas mesmo com estas programações, as vendas estão sendo as estrelas da feira. “Estamos tendo relatos de que os lojistas estão surpreendendo as fábricas com pedidos maiores do que os tradicionais para uma feira”, sublinha Pletsch. Isto é confirmado pela diretora comercial e marketing do Grupo Beira Rio, do RS, Maribel Christiane da Silva, que afirma que a empresa se preparou para este novo perfil do cliente. “Fizemos uma coleção variada, colorida com muita moda, com ultra conforto. Eu acredito que isto está gerando uns 30% a mais de negócios do que na última edição presencial, em 2019, no pré-pandemia”, assinala a Maribel. Para ela, o consumo voltou e os agentes de vendas só precisam entender este momento e facilitar o processo com o seu cliente. “O lojista está precisando de muitos produtos e de muitas novidades”, diz ela. Da mesma opinião é Fernando Parra, da Ferricelli, de São Paulo, que conta que a visitação de lojista está acima de suas melhores expectativas. “Esta retomada está sendo sentida com muita força aqui na feira. “Todos estão ávidos por dias melhores”, finaliza Parra.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.