Esta edição da Música no Museu faz parte das homenagens ao aniversário de Ernesto Frederico Scheffel.

A Fundação Ernesto Frederico Scheffel e a Biblioteca Pública do Estado convidam para o concerto do QUARTETO MOURISCO, uma atividade em homenagem aos noventa e cinco anos do nascimento de Ernesto Frederico Scheffel. O Quarteto é o conjunto de câmara oficial da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Formado pelos músicos: Gabriel Perius Daufenbach (Violino), Giovani Leal Pereira (Viola), Rafael Honório Sobrinho (Violoncelo), Patrick Brasil Menuzzi (Piano), tem como diretor artístico o Professor Cosmas Grieneisen. Atualmente o grupo prepara-se para concurso internacional em 2023, na Europa. No programa Obras de: Heitor Villa-Lobos, Robert Schumann e Joaquín Turina.

 

07 de agosto às 17h (domingo)

Auditório Adão Adolfo Schmitt

Rua General Daltro Filho, 911

Hamburgo Velho – Novo Hamburgo

Entrada franca

Confirme presença:

(51) 3593-6233 ou museuscheffel@yahoo.com.br

 

Realização:

Fundação Scheffel

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul

 

Apoio Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo

 

Currículo Quarteto Mourisco

 

Gabriel Perius Daufenbach (Violino) é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Começou a estudar violino aos 13 anos, no Instituto Ivoti com o professor Irving Feldens. Em 2017, ingressou no curso de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para estudar com a professora Hella Frank, continuando sob sua tutela desde então. Participou de vários festivais e masterclasses com violinistas como Emanuelle Baldini, Cármelo de los Santos, Marcello Guerchfeld, Anastasia Petrunina, Davide Alogna. Cursa bacharelado em violino na UFRGS e atua como spalla da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS, onde é bolsista, além de participar da Orquestra Jovem da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Integra, atualmente, o quarteto-em-residência “Mourisco” da Biblioteca Pública do Estado curadoria artística de Cosmas Grieneisen.

Giovani Leal Pereira (Viola) é natural Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos de viola em 2014, na escola de música da OSPA, sob a orientação de Cosmas Grieneisen. Em 2019, ingressou no curso de bacharelado em viola da UFRGS, onde tem aulas com Hella Frank. Esteve nos festivais de Vale Veneto, Pelotas e Campos do Jordão integrando suas orquestras acadêmicas e participando em masterclasses com nomes como: Anna Serova, Peter Pas, Horácio Schaefer, Gabriel Marin, Timothy Deighton.  Atua como regente-assistente do coro do espetáculo “Sbórnia KontrAtracka” sob direção Hique Gomez, espetáculo com o qual já participo desde 2015. Atua como assistente do maestro do Coro Jovem da OSPA e participa do Coro de Câmara “Capela Vocal”, coro-em-residência na Basílica Nossa Senhora das Dores em Porto Alegre, sob direção do maestro Cosmas Grieneisen. Atua como chefe de naipe das violas na Orquestra IA-UFRGS e Orquestra “OSPA Jovem”. Como bolsista, ministra aulas de viola pelo Departamento de Extensão em Música da UFRGS sob a tutoria de Hella Frank. Integra atualmente o quarteto-em-residência “Mourisco” da Biblioteca Pública do Estado, com curadoria artística de Cosmas Grieneisen.

Rafael Honório Sobrinho (Violoncelo) é natural de Foz do Iguaçu, Paraná. Atualmente é aluno de Bacharelado em Música – Violoncelo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação de Milene Aliverti. Também é aluno do Conservatório Pablo Komlós da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), e violoncelista na Orquestra Teatro São Pedro de Porto Alegre, onde também ministra aulas de violoncelo.  É bolsista da Orquestra do IA-UFRGS, onde atua como chefe de naipe dos violoncelos. Em 2018, foi vencedor em 1º lugar do Concurso para Jovem Violoncelista do RS, solando com a Ospa Jovem. Em 2019, venceu novamente em 1º lugar o mesmo concurso do ano anterior, e desta vez solou com a Camerata Acadêmica da UFRGS. Ganhou, em primeiro lugar, o Concurso para Jovens Solistas do Conservatório de Música da OSPA, solando com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, edição de 2019. Obteve segundo lugar no Concurso Nacional de Violoncelistas de Ouro Branco 2021. Em sua trajetória, já́ esteve sob regência de Ricardo Castro, Evandro Matté, Arthur Barbosa, Fredi Gerling, Gudni Emilsson, Josep Caballé Domenech e José Luís Gomez. Em 2022, passa a integrar permanentemente a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Atualmente é membro do quarteto-em-residência “Mourisco” da Biblioteca Pública do Estado, com curadoria artística de Cosmas Grieneisen.

Patrick Brasil Menuzzi (Piano) é natural de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos de piano aos quatro anos de idade, primeiramente de maneira informal com sua tia, Marizete Menuzzi, realizando seu primeiro recital solo aos 9 anos de idade, em Dom Pedrito. Realizou seu bacharelado em piano com Prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarrè, Profª. Joana Cunha de Holanda, Profa. Lúcia Cervini e Prof. Guilherme Goldberg, na Universidade Federal de Pelotas, e mestrado em piano, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação de Ney Fialkow. Foi professor de piano no projeto de extensão e bolsista de pesquisa em música da Belle Époque brasileira, na UFPel. É membro do Trio Arakime, com o soprano Fernanda Miki e a flautista Mayara Araújo, e do Duo Arsis, com Mayara Araújo. Foi pianista correpetidor do Conservatório de Belas Artes da cidade de Rio Grande, no período de 2013-2014. Participou de Master Classes com pianistas brasileiros e internacionais, podendo citar a professora virtuose Olinda Allessandrini, o pianista Italiano Paolo di Gaudi e a pianista francesa Martine Josti, referência internacional em música contemporânea. Atua como professor de piano e teoria musical no Instituto Porto-Alegrense de Arte-Educação em Porto Alegre, além de ser pianista colaborador em diversos projetos de música de câmara. Integra atualmente o quarteto-em-residência “Mourisco” da Biblioteca Pública do Estado, com curadoria artística de Cosmas Grieneisen.