Mostra Campus Antropoceno Brasil será veiculada na Cinemateca Capitólio de 08 a 16/11 e reúne importantes obras do cinema internacional contemporâneo, junto a filmes dirigidos por cineastas indígenas e brasileiros.

A Mostra Campus Antropoceno Brasil acontece na Cinemateca Capitólio, na cidade de Porto Alegre. É parte da programação do evento Campus Antropoceno Brasil, que é uma semana de debates e atividades concentrada em discussões sobre as mudanças climáticas e os impactos ambientais do contemporâneo, de 07 a 12 de novembro, na Casa de Cultura Mario Quintana. Como parte da programação cultural do evento, a Mostra de Cinema visa apresentar ao público filmes que discutem de maneiras diversas a questão ecológica.

A Mostra de cinema, que começa no dia 08 de novembro e se estende por uma semana, reúne uma importante seleção de produções contemporâneas voltadas para a discussão sobre os impactos ambientais e a crise climática. Realizada em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, a programação contempla filmes que vão de documentários e relatos etnográficos a ficções científicas e cinema indígena. A curadora da Mostra, Anelise De Carli, destaca a diversidade de gêneros cinematográficos presentes na seleção, mas todos com uma preocupação ecológica central: “Os títulos tratam da crise climática, das cosmovisões de povos originários, do extrativismo, do consumo e do desperdício. Falam sobre a crise do presente, de como chegamos aqui, e da esperança para um futuro diferente”, diz a curadora.

Além da exibição dos filmes, a programação também conta com uma sessão comentada do filme Tava, a casa de pedra, do cineasta guarani Ariel Karuay Ortega, no dia 08/11 às 19h. A presença de obras realizadas por cineastas indígenas é um dos destaques da programação, com títulos como Urihi Haromatipë – Curadores da terra-floresta, de Morzaniel Yanomami e Opy’i regua, Sérgio Guidoux e Julia Gimenes. Além desses títulos, Anelise De Carli também destaca a seleção de curtas produzidos pelo PARI-C (Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à COVID-19), que retrata a pandemia da Covid-19 pelo olhar das populações indígenas.

A parceria estabelecida do Campus Antropoceno Brasil com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, garantiu a exibição com exclusividade na Mostra de uma seleção de filmes do prestigiado Sensory Etnographic Lab, que produz filmes experimentais voltados ao estudo etnográfico. Também será exibido com exclusividade o filme Quando o meu mundo era mais mundo, fruto da parceria entre o cineasta Frederico Benevides e a filósofa ambiental Déborah Danowski, e o filme Como se vê, do celebrado diretor alemão Harun Farocki.

A Mostra Campus Antropoceno Brasil é uma correalização com o Goethe-Institut Porto Alegre, com apoio da Cinemateca Capitólio, da Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à COVID-19 (PARI-c), do Sensory Ethnography Lab da Harvard University e do forumdoc.bh. A programação completa da Mostra está disponível em campusantropocenobrasil.com/mostra

O QUE É O CAMPUS ANTROPOCENO BRASIL: O Campus Antropoceno Brasil oferece uma semana de debates e vivências concentrada nos desafios do nosso tempo. O evento promove um espaço para a imaginação coletiva e interdisciplinar sobre o mundo que queremos habitar e a vida que queremos viver no futuro imediato e no futuro distante. O Campus Antropoceno Brasil ocorre entre os dias 7 e 12 de novembro de 2022 na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Confira a programação completa do evento em campusantropocenobrasil.com

QUEM FAZ O CAMPUS ANTROPOCENO BRASIL: O evento é produzido pela APPH (Associação de Práticas e Pesquisas em Humanidades) de Porto Alegre/RS em parceria com a PUC-Rio, e realizado através do projeto “A Terra e Nós”, financiado pelo CNPq. O evento também recebe financiamento da Rede Covid-19 Humanidades, PPGAS/UFRGS, IFCH/UFRGS, Instituto Serrapilheira, Departamento de Filosofia PUC-Rio, e Editora Bazar do Tempo. Tem correalização do Goethe-Institut Porto Alegre, Anthropocene Curriculum, Haus der Kulturen der Welt e Max Planck Institute for the History of Science e apoio da Casa de Cultura Mario Quintana, Cinemateca Capitólio, Fórumdoc.BH, Livraria Baleia, Livraria Taverna, PARI-c e SEL Harvard.