Feira de calçados e acessórios será realizada nos pavilhões do Serra Park entre 18 e 20 de novembro

2020 começa na próxima semana para toda a cadeia de produção e varejo de calçados e acessórios. Inicia na próxima segunda-feira (18) a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, evento realizado nos pavilhões do Serra Park em Gramado (RS). O evento segue até quarta-feira (20) levando à Serra Gaúcha o conceito que une turismo, informação e bons negócios para industrias e lojistas de todo o país. A feira é organizada pela Merkator Feiras e Eventos, empresa referência em eventos do gênero. Esta edição conta com 320 expositores, 1500 marcas nacionais e espera receber 12 mil visitantes nos três dias do evento.

Se as belas paisagens de Gramado são uma grande atração para os participantes do evento, elas são complementadas com conteúdo na Zero Grau. A cada edição do evento a informação se torna um vetor importante de aproximação do público que circula na feira. Neste ano as atrações são nomes como o chef francês Claude Troigrois, Guta Nascimento, Fred Rocha, Gretchen e o estilista Dudu Bertholini. Além deles, a programação inclui especialistas em varejo, jornalistas, escritores, empreendedores do ramo da moda, especialistas em tendências e produtores de conteúdo relacionados ao mundo da moda e dos negócios.

Turismo e informação, no entanto, não podem ser as estrelas de um evento como a Zero Grau. Os protagonistas dos três dias de feira serão os bons negócios gerados em um momento em que a feira cresce 6% em espaço ocupado. Uma mostra de que a indústria aposta forte na feira como forma de alavancar as vendas das coleções de outono e inverno. Para o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, o momento é de retomada para o todo o setor. “Acredito que a feira será ótima pelo desejo do lojista vir buscar as novas tendências de moda e já renovar seus estoques para o primeiro trimestre do ano. A feira pode ser determinante para a manutenção de empregos da indústria e, dependendo do desempenho, para a abertura de novas vagas”, ressalta.

Diretor da Merkator, Frederico Pletsch sente um clima de otimismo no ar e acredita que a feira vai marcar o aquecimento do mercado interno. Para o empresário, esse sentimento é compartilhado pelos lojistas. “Estamos falando muito no desempenho das exportações brasileiras de calçados, pois realmente estão se destacando, mas vejo que o mercado interno também vai ter um crescimento a partir de agora. Acredito em uma retomada”, afirma.

Para os lojistas, o momento é de encontrar boas oportunidades na feira. “Nosso objetivo na feira é encontrar oportunidades e trabalhar em cima da pronta entrega, e comprar produtos para vender já em janeiro e programar pedidos para fevereiro pensando na volta às aulas e carnaval”, explica Fellipe Barreto Chagas Novais, proprietário de 16 lojas na Bahia. “Vamos sempre aproveitar as tendências e lançamentos, para conhecer novas fábricas, sempre buscando oportunidades de melhores preços pensando sempre no consumidor final”, reforça Teresinha Rodrigues Gomes.

ESTRANGEIROS – Importadores dos cinco continentes desembarcam em Gramado neste mês de novembro. Entre os mais de 200 compradores confirmados o destaque fica pela forte presença de compradores europeus. Países como Itália e Portugal trazem seus compradores ao Brasil em busca do calçado brasileiro. Outra movimentação significativa vem dos países árabes. Ano a ano esse mercado se abre cada vez mais ao produto brasileiros. As marcas nacionais já fazem sucesso em diferentes países da região. Nessa edição a Zero Grau recebe representantes vindos de países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Paquistão.  Mercados que tradicionalmente são compradores dos calçados e acessórios brasileiros, como os sul-americanos da Bolívia, da Colômbia, e do Uruguai, as maiores delegações, do Equador, do Paraguai e da Argentina, e do Peru, que tem se destacado nas importações, devem ser maioria entre os estrangeiros presentes.

PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO – Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.