Das 40 candidatas inscritas, 20 já foram confirmadas e 12 tiveram suas cidades reveladas para o público. As inscrições seguem até 1º de março do ano que vem. 

Os gaúchos vão conhecer a nova representante da beleza do estado, eleita pelo concurso Miss RS Latina. Já estão inscritas candidatas de 40 cidades, metade delas confirmadas. A produção do concurso fez a divulgação de 12 desses municípios, sendo eles Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Lagoa Vermelha, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, São Sebastião do Caí e Vera Cruz. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas até 1º de março. O desfile, que vai acontecer no mês de maio de 2022, em dia a ser definido, em breve terá o local divulgado.

Mulheres interessadas em concorrer ao título podem realizar sua inscrição no site do evento missrslatina.com. As candidatas devem ter entre 18 e 28 anos de idade, não podem ser nem nunca terem sido casadas e não podem ter filhos.

A grande vencedora vai receber a coroa das mãos da atual Miss RS Latina 2021, Natália Suyan, representante de Canoas (RS). Após, a escolhida vai participar da etapa nacional do Miss Latina Brasil, que acontece em Salvador (BA), em junho de 2023 e concorrer com representantes de outros estados brasileiros.

Além da grande vencedora, eleita por votação do corpo de jurados, a coordenação da promotora ainda escolhe outra candidata convidada, que tenha grande potencial para ser trabalhado, para ganhar o título de representar a sua região. Nesta última edição, Larissa Eich foi eleita Miss Região Metropolitana Latina.

O diretor do concurso, o jornalista Michael Costa, analisa o desenvolvimento do concurso ao longo dos anos e aposta numa crescente constante. “Na temporada passada tivemos a maior, e a mais disputada, edição do concurso. Ao todo foram 35 finalistas – dez a mais que na edição anterior. Apesar dos desafios, conseguimos promover a escolha com toda segurança e cuidados necessários, adaptando as provas, evitando aglomerações e utilizando espaços ao ar livre. Por isso, a expectativa é fazer um concurso ainda melhor e poder contar com a presença de público na final”, comenta ele.

Costa tem mais trabalho pela frente, já que a sua organização assumiu a disputa nacional do Miss Latina Brasil, que acontece em março de 2022, na cidade de Bento Gonçalves (RS), no qual vão participar as vencedoras dos concursos Miss Latina estaduais de 2021. “O concurso estadual acontece com um ano de antecedência do calendário nacional. Embora dispute o Miss RS Latina 2022, a vencedora vai representar o estado na disputa nacional de 2023”, exemplifica ele.

SOBRE O CONCURSO

O Miss Rio Grande do Sul Latina é a etapa estadual do Miss Latina Brasil, concurso realizado anualmente no país deste o ano de 1984. A etapa nacional elege a representante brasileira para o maior evento da beleza latina do planeta: o Miss América Latina del Mundo. O concurso internacional tem sede na Flórida (EUA) e acontece desde o ano de 1981. Participam países de língua latina, bem como nações representadas por mulheres com tal descendência.