O movimento chama a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes com mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

O CFC Valderez sempre está engajado com o propósito muito maior do que ensinar a dirigir. Busca conscientizar as pessoas sobre a educação no trânsito, seja como condutor, motociclista, passageiro ou pedestre. Capacita pessoas que valorizam uma experiência cuidadosa de atendimento e querem contar com o apoio de uma empresa que está fazendo a história e promovendo o trânsito que protege a vida. Para isso, vê na mobilização das comunidades e dos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, com quem realiza ações e atividades há décadas, o alicerce para iniciar esse movimento educativo initerruptamente, enfatizando datas especiais como o Maio Amarelo.

Todos os anos, milhares de pessoas têm suas vidas devastadas de forma direta ou indireta, em decorrência de acidentes no trânsito. Grande parte dos acidentes é causado por más escolhas na direção. Em decorrência disso foi criado o movimento Maio Amarelo, em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

As ações foram prorrogadas por mais uma década pela ONU, fixando o período 2021-2030 como a segunda década para ações pela segurança no trânsito, e o Brasil, assim como os demais países, estipulou uma meta de redução de 50% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito para o novo período. Já no Brasil, o Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

As quatro unidades do CFC Valderez na região do Vale do Sinos, nas cidades de Nova Hartz, Novo Hamburgo São Leopoldo e Sapiranga, têm uma programação especial para este Maio Amarelo. “Realizamos diversas ações durante todo o ano com foco na conscientização e promoção do trânsito que protege a vida e não poderia ser diferente nesse mês, já que os olhos no mundo estão voltados para esse assunto com a pauta do Maio Amarelo”, diz Robson Miranda, diretor do CFC Valderez.

As ações previstas para o mês de maio, em Nova Hartz, são:

Durante todo o mês, funcionários e alunos vão gravar vídeos com pequenos depoimentos relatando acidentes de trânsito, que serão postados nas redes sociais como objetivo de conscientizar. Além disso, partir do dia 08, o CFC será decorado com frases e os laços amarelos que remetem ao tema estarão por todos os lugares: no CFC, nos crachás dos colaboradores e nos painéis de cada veículo. Dia 02 acontece uma live. Dias 11 e 24 acorrem atividades na aula teórica. Por fim, nos dias 12 e 19 vão ser feitas blitzes.

As ações previstas para o mês de maio, em Novo Hamburgo, são:

Nos dias 16, 23, 26 e 30, sempre às 13h, serão realizadas palestras nas escolas. Nos dias 17 e 19 as mini pistas vão ser montadas nas escolas às 10h; no dia 24, às 14h20; nos dias 22 e 26, às 14h30 e nos dias 23 e 25 às 16h30. Já na data 13, às 10h30 acontece uma blitz, na Avenida Pedro Adams Filho, nas Bancas, onde será colocada uma faixa. Por sua vez, no dia 20, às 9h, em parceria com GM e Prefeitura Municipal ocorre o Sábado da Família.

As ações previstas para o mês de maio, em Sapiranga, são:

Nos dias 15, 16, 17, 22, 23, 24 e 25 acontecem palestras nas escolas.  Dia 05, às 10h30, ocorre uma palestra na Escola São Mateus. Dia 03 e 31, às 8h, 11h30 e 13h acontecem seis blitzes educativas de trânsito, com a faixa com slogan do Maio Amarelo, na Sinaleira da Rua João Correa. Dia 11 às 8h e às 13h, as blitzes serão próximas ao CFC, utilizando o Atravesse Aqui com o Pisa Leve. As demais blitzes serão próximas das escolas e estão agendadas para os dias 18, às 8h, 11h30 e 13h; 19, às 8h e 13h; 25, às 8h, 11h30 e 13h e 26, às 8h e 13h. Por fim, no dia 29 ocorre a peça Chapeuzinho Vermelho no Trânsito com a montagem de mini pista na escola.

As ações previstas para o mês de maio, em São Leopoldo, são:

No dia 12, às 11h40 a blitz é na Escola Gusmão Brito, na Avenida João Corrêa, 286 – Morro do Espelho, visando conscientizar a população sobre o uso da sinaleira para pedestres. Na data 22, às 11h30 a Rua Independência, no número 778 recebe a blitz que foca no uso correto da faixa de pedestres. Por fim, dia 26, às 11h40, na esquina da Rua Independência, 1258, na esquina com a Avenida João Corrêa quer ensinar a utilização correta da faixa, na sinaleira de veículos.