Feira realizada em Gramado tem corredores lotados no primeiro dia com vendas acima das expectativas.

O Varejo nacional de calçados está em Gramado (RS). Lojistas de diferentes estados brasileiros chegam à serra gaúcha com objetivos bem definidos: conhecer os principais lançamentos da moda nacional em calçados e acessórios e comprar muito para garantir vitrines cheias para o primeiro trimestre do próximo ano. Nos corredores do Centro de Eventos do Serra Park, que sedia a partir desta segunda-feira (21), a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios circulam lojistas de todo o país e importadores de cerca de 30 países de três continentes. A feira se estende até quarta-feira, dia 23 de novembro, tem 300 expositores, 1200 marcas e espera receber nestes três dias cerca de 12 mil visitantes do setor. “Esta feira está acima de qualquer expectativa otimista. Nas primeiras horas já batemos recordes de público. Uma feira de inverno, em um país tropical como o nosso, sempre tem um volume menor de vendas se comparado com as ofertas para o verão, mas este ano parece que estamos vivenciando um novo tempo,” diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira. Ele assegura que as vendas que estavam represadas no mercado interno estão bem encaminhadas, “além disto dá para sentir muito forte a presença dos importadores comprando as coleções brasileiras. O nosso calçado está retomando seu protagonismo no mundo”, acentua ele.

A confirmação de compras elevadas vem da lojista Kadigena de Souza Silva, de Patos, da Paraíba, proprietária de três lojas, que afirma que está comprando de 80 a 90% do estoque de inverno. “Vim comprar botas, sandálias para festa e produtos que a mulher sonha em calçar. Esta feira é de muita importância, pois consigo ver todas as tendências e atualizar minhas clientes”, diz ela. De Cocal do Sul, de Santa Catarina, vem Maria Bernadete Fontanella Mendes, que também espera fazer praticamente todas as suas comprar da temporada fria, nos pavilhões do Serra Park. “É fundamental participar de uma feira como esta, pois as atualizações da moda estão em todos os corredores”, diz a lojista catarinense. Já do Rio Grande do Sul, da cidade de Arroio Grande, a lojista Vera Serpa Aeça, afirma que vai completar suas compras com produtos masculinos, femininos e infantis. “Aqui a compra é certa, pois estão reunidos os principais produtores de calçados que garantem a uma venda certeira” finaliza ela.

PRCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO – A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.

SERVIÇO – ZERO GRAU FEIRA DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS

Data: 21, 22 e 23 de novembro de 2022

Local:  Serra Park, em Gramado /RS

Horário: Das 9h às 19h

Expositores: 300

Marcas: 1200

Visitantes: 12 mil nos três dias do evento