Mais uma vez, a MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia.  será na modalidade virtual devido à pandemia da COVID-19. A feira acontecerá no site da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, instituição organizadora do evento, www.mostatec.com.br, nos dias 26, 27 e 28 de outubro. O foco da MOSTRATEC é a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas desde a educação infantil e o ensino fundamental chegando ao ensino médio e da educação profissional de nível técnico.

Desde o início da pandemia do Coronavírus, todas as feiras e mostras científicas estão acontecendo de forma virtual a fim de valorizar o trabalho científico produzido pelos alunos através dos diversos modelos virtuais adotados pelas escolas mundo afora. “Este modelo de feira virtual traz algumas vantagens em relação ao modelo tradicional, pois a partir de relatos de feiras afiliadas à MOSTRATEC, mostram um aumento no número de participações de projetos, pois não há o custo de deslocamento e diárias para participação do evento e, principalmente, um crescimento exponencial do número de visitações, pela comodidade, facilidade, alcance e conectividade típica da geração mais nova”, diz o professor Jader Bernardes, coordenador da mostra.

Esse aumento no número de visitação e visualização dos eventos promovidos em feiras virtuais também se verificou na MOSTRATEC Virtual de 2020, o número de visitação quadriplicou em relação ao modelo presencial, chegando a 140 mil acessos ao site do evento. Além da exposição virtual dos projetos desenvolvidos por jovens cientistas de inúmeros estados da federação e de outros tantos países, diversos eventos ocorrem simultaneamente à feira: Mostratec Júnior, Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia, Desafio de Robótica, Corrida Mostratec/Feevale/Sesc e Games Mostratec/Feevale.

Os projetos destaques recebem prêmios de mais de 20 instituições públicas e privadas, entre bolsas de estudos e incentivos educacionais, além de credenciamentos para participação em outras feiras. Presencialmente a feira sempre acontece nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).

Os projetos e detalhes da feira podem ser acompanhados através do site www.mostatec.com.br