A Temporada Cultural 2022 que, homenageou os noventa e cinco anos do nascimento de Ernesto Frederico Scheffel, apresenta o espetáculo “Canção Francesa” com a renomada cantora Luana Pacheco (voz e violão), acompanhada de outros dois grandes nomes da cena musical gaúcha, Luciano Leães (piano) e Miriã Farias (violino). O evento, que tem entrada franca, acontece no próximo domingo (20), às 17h, no Jardim da Fundação Scheffel, Rua General Daltro Filho, 911 – Hamburgo Velho, por isso é indispensável que o público leve a sua cadeira. Em caso de chuva, o espetáculo acontecerá no interior do museu, Auditório Adão Adolfo Schmitt.

O repertório conta com sucessos eternizados na voz da diva da chanson Edith Piaf, além de canções de grandes intérpretes como Charles Trenet, Serge Gainsbourg e Christophe que marcaram o universo musical francófono dos anos 40, 50 e 60. Além disso, a cantora e compositora gaúcha apresentará standards de jazz que ganharam versões em francês como “Les yeux Ouverts” (Dream a little Dream of me) e “39 de fièvre” (Fever). O repertório mais moderno que compreende as últimas duas décadas também marca presença no show com nomes como ZAZ, Mayra Andrade e Carla Bruni, juntamente com as canções autorais em francês de Luana Pacheco, presentes em seu álbum de estreia.

Currículo Luana Pacheco

As origens da palavra jazz remetem aos dialetos falados nos estados do sul dos EUA em meados de 1800 e já tiveram sinônimos como energia e entusiasmo; já foi um vocábulo usado para indicar uma mulher particularmente apaixonada; já significou valor, força, talento e virilidade. Tudo isso é Luana Pacheco. Dona de uma voz que é ao mesmo tempo doce e poderosa, seu talento reside no cruzamento entre o jazz, a chanson e o blues. Iniciou a vida na música cedo, assim como algumas das divas que mais admira: Ella Fitzgerald, Edith Piaf, Etta James, Dinah Washington e Elza Soares.

Em novembro de 2017 Luana Pacheco lançou uma campanha de financiamento coletivo, para a gravação do seu primeiro álbum, pela plataforma do site catarse. O projeto atingiu 103% da meta em junho de 2018. O trabalho autoral conta com canções em francês, em português e em inglês. O lançamento aconteceu em dezembro de 2018 no Centro Histórico – Cultural Santa Casa em Porto Alegre. Em fevereiro de 2020, Luana teve a oportunidade de se apresentar pela primeira vez em Paris, na França, no mítico Café des Deux Moulins, cenário do filme: “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”, que marcou a vida de gerações.

Luana Pacheco é daqueles talentos que nascem para viver de música. Venceu um festival de canto em São Paulo ainda criança e – após rodar o estado durante a adolescência com diversos grupos – a cantora ganhou o III Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre, aos 21 anos, em 2010. Desde então, ela tem sido uma das principais referências da cultura francesa no sul do país. Prova disso, é que, em março de 2017, Luana Pacheco foi convidada para abrir o show da cantora francesa ZAZ em Porto Alegre. A apresentação aconteceu no Auditório Araújo Vianna.

Já em junho de 2017 e agosto de 2018 a cantora teve a oportunidade de apresentar o seu show de canções francesas no Museu Brasileiro Fundação Ernesto Frederico Scheffel, para um público de 300 pessoas. Em setembro de 2016 Luana Pacheco participou do projeto “Eixo Músicas do Mundo” – da Fundação Ecarta de Porto Alegre – representando a canção francesa e lotando a casa na noite de sua apresentação. Em março de 2015, também fez parte da agenda de shows do Santander Cultural de Porto Alegre, realizando um espetáculo com ingressos esgotados.

Em agosto do mesmo ano, Luana lançou o seu primeiro EP intitulado “Gris”, que conta com três canções inéditas autorais e uma versão da chanson Habanera – da Ópera Carmen (1875), de Georges Bizet – em arranjo “New Orleans”. A produção é do pianista Luciano Leães, seu parceiro na vida e na música.

Em 2012 Luana Pacheco graduou-se em Música com ênfase em Canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre dezembro de 2010 e abril de 2011 participou do quadro Jovens Talentos do Programa Raul Gil, em rede nacional, onde chegou até a semifinal, defendendo um repertório recheado de clássicos do jazz, da chanson e do blues. Além disso, desde o final de 2011, Luana tem se apresentado como convidada nos shows do projeto “Blues In Clio Arte”, evento do Studio Clio – Instituto de Arte e Humanismo. A cantora também já foi solista junto às orquestras Theatro São Pedro (2021) Unisinos Anchieta (2010 e 2014) e Orquestra Eintracht (2015, 2016, 2019, 2021 e 2022).

Em 2022, Luana seguirá levando sua música aos palcos, principalmente, ao lado de Luciano Leães (piano) e Miriã Farias (violino).

As presenças podem ser confirmadas pelo e-mail museuscheffel@yahoo.com.br ou pelo telefone 51. 3593.6233.A Temporada Cultural 2022 tem o patrocínio: Vila Rica Imóveis, Openfield, McDonald’s – (Canoas, Novo Hamburgo) e Sancoex com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo.