Desde que assumiu a direção do Miss Latina Brasil em 2022, Michael Costa procura fortalecer a cultura latina.

Já conhecido pelo público do Rio Grande do Sul, como o diretor do concurso Miss RS Latina, desde 2018, o jornalista Michael Costa agora quer proporcionar diversidade e pluralidade de culturas no Miss Latina Brasil, concurso que entrou para a sua responsabilidade em 2022. “O DNA da minha gestão vai ser a exaltação da cultura latina e o seu  fortalecimento, pois, muitas vezes, o Brasil não é visto como latino. Isso é algo complexo e que tem raízes muito profundas, por exemplo, pelo fato de não falarmos espanhol como os demais países do Continente”, explica ele.

Costa ainda projeta utilizar sua experiência para realizar um trabalho com excelência. “A ideia é ampliar o trabalho iniciado no Miss Latina RS, promovendo ações midiáticas e envolvendo as participantes no projeto de maneira que elas possam vivenciar experiências únicas no evento”, conta ele

No mês passado, a amazonense Brenda Beltrão foi eleita a Miss Latina Brasil 2022, em uma disputa que foi muito além da beleza, já que buscou incluir aspectos culturais na disputa. Ela trouxe apresentações com ritmos, lendas, fauna, flora, turismo e distintas manifestações culturais representados através de  trajes folclóricos das candidatas. Esta etapa do concurso se destaca por demonstrar a pluralidade e a riqueza cultural presente em nosso país.

Costa comemora o sucesso da edição 2022 e já projeta as próximas. “A coroa dourada do Miss Latina Brasil é uma continuidade ao trabalho iniciado no Miss RS Latina e representa um projeto que desejei executar, onde busco tornar os eventos de misses mais do que concursos de beleza. A passos curtos, mas significativos, seguimos aprendendo, partilhando e tentando fazer a diferença.”, conta ele.

O FUTURO DA COROA DO MISS LATINA RS

As inscrições para o Miss RS Latina para o ano de 2023 já estão abertas. A primeira cidade que vai eleger sua miss é Paraíso do Sul, já  no mês de agosto. As interessadas em representar a Terra da Cascata do Poço Verde, podem se candidatar para a fase municipal através do novo perfil social do concurso @miss.latinaparaisodosul ou com Fernando Amaral no fone (54) 99924-4935 até o dia 30 de julho. As moças devem ter entre 18 e 28 anos de idade, não podem ser nem nunca terem sido casadas e não podem ter filhos. O valor da inscrição é de R$1500,00. Além da produção e organização da fase municipal, Fernando também vai preparar e coordenar a vencedora.

SOBRE O CONCURSO

Na edição do Miss RS Latina 2022 a grande vencedora foi Betina Sampaio. A jovem de 26 anos representou a cidade de Santa Cruz do Sul, no centro do estado. A miss é jornalista e trabalha com comunicação e marketing empresarial.

O Miss Rio Grande do Sul Latina é a etapa estadual do Miss Latina Brasil, concurso realizado anualmente no país deste o ano de 1984. A etapa nacional elege a representante brasileira para o maior evento da beleza latina do planeta: o Miss América Latina del Mundo. O concurso internacional tem sede na Flórida (EUA) e acontece desde o ano de 1981. Participam países de língua latina, bem como nações representadas por mulheres com tal descendência.