Desenhos e cartuns do artista Tacho estarão expostos a partir desta quinta-feira (3)

Os dragões podem ser apenas moinhos de vento, mas o lápis de Tacho segue afiado. Com mais de 30 anos de carreira o cartunista apresenta a partir da próxima quinta-feira (3) sua exposição “Tacho e o Homem de La Mancha” no Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser. Composta por desenhos e cartuns marcantes para o artista, a mostra segue até o dia 6 de dezembro e cobrirá também o período em que a casa estará aberta para a Hamburgerberg Fest. A abertura da exposição ocorre às 20h30.

A exposição tem como figura central Dom Quixote, icônico personagem criado pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes. As aventuras de Quixote, que vivia a combater moinhos de vento imaginando-os como dragões, inspiraram Tacho em suas obras. “As lanças do Tacho são o pincel, o lápis de cor, o grafite. A sua luta, traduzida em seus desenhos, está completamente antenada com os nossos tempos, profunda e poderosa como o conto de Cervantes. As obras de Tacho para esta exposição, nos fazem refletir em cores por intermédio de um dos mais sensacionais personagens da literatura mundial”, ressalta a conselheira da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel, Luciana Nunes.

A arte de Tacho faz parte da vida dos gaúchos. O artista tem trabalhado há mais de 30 anos em grandes jornais gaúchos, como Jornal NH e Correio do Povo. Suas charges, carregadas de bom humor e uma pitada de sarcasmo, levam a refletir como fez Cervantes nas viagens lunáticas do seu Dom Quixote. “A sua trajetória, muitas vezes quixoteana, entremeada por batalhas pela cultura, pelo meio ambiente e pelo desenvolvimento humano, estimula a nossa imaginação por meio da sua verve artística, política e social”, reforça Luciana, uma das organizadoras da mostra.

Promovida pela Fundação Ernesto Frederico Scheffel, a mostra estará dentro do Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser. O local faz parte da história de Novo Hamburgo e da imigração alemã. A Casa Schmitt-Presser foi a primeira edificação relativa à imigração alemã tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os interessados devem confirmar presença na abertura pelo e-mail museuscheffel@yahoo.com.br ou pelo telefone (51) 3593-6233. O endereço é Rua General Daltro Filho, 911.

FUNDAÇÃO – A Fundação Ernesto Frederico Scheffel está localizada no bairro histórico de Hamburgo Velho, em um casarão restaurado erguido por Adão Adolfo Schmitt no fim do século XIX. Seus três andares contam com um acervo do artista composto de 385 obras, expostas e guardadas num espaço físico de 2.840m². O diferencial do acervo do Museu Scheffel, selecionado pelo próprio artista para retratar a sua trajetória, está na qualidade técnica das obras, na diversidade temática e na integridade física das mesmas, e forma um dos maiores e mais qualificados acervos de um único artista em exposição no Brasil.