Na próxima quinta-feira, dia 01 de dezembro, Frederico Reinoldo Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, recebe o título honorífico da prefeitura de Gramado , às 19h, na Sociedade Recreio Gramadense, em Gramado (RS): Título Honorífico Comenda das Hortênsias. O empresário hamburguense já é Cidadão de Gramado, título que recebeu da Câmara Municipal, em 22 de maio de 2019, quando foi reconhecido oficialmente os serviços prestados por Pletsch em prol do turismo de eventos do município. Sua promotora de eventos realiza desde os anos 2000 os principais feiras calçadistas do país no Centro de Eventos do Serra Park: SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado e Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios.

Frederico sempre conviveu de perto com o setor calçadista. Seguindo o exemplo de seu pai, no ano de 1967 tornou-se representante comercial, vendendo para 12 diferentes empresas. “Viajava cerca de 40 dias a cada estação e fazia todos os pedidos, via carta”, explica. Depois de passar seis anos nesta profissão, Fredy, apelido pelo qual gosta de ser chamado, foi diretor comercial da Instituição Sinodal de Assistência e Cultura, que dentre outras ações, fundou as rádios União de Novo Hamburgo, Esteio e Blumenau.

Entre 1978 e 1982 esteve a frente da Facsom, e de 1983 a 1998 foi responsável pela área comercial da Fenac S/A. Depois desta importante experiência em promoção e realização de feiras e após um convite de Cláudio Goerl e Júlio Viana, Fredy tornou-se um dos sócios do Salão Internacional do Couro e do Calçado. “Senti que existia um nicho de mercado não explorado, e resolvi dedicar-me a ele. A possibilidade de realizar uma feira nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, foi algo que também me chamou a atenção”, confidencia. Logo em seguida, Fredy teve a oportunidade de comprar a parte de seus outros dois sócios no SICC e firmar parceiras com os sindicatos das indústrias de calçados que foram o balizador de importantes informações para o sucesso dos eventos Logo em seguida, com as participações  destas entidades foram criadas outras duas feiras  uma nova parceria, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que acontece há 12 anos no mesmo local em Gramado, como a 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios, essa com destino a abastecer o varejo do norte e nordeste do país, é realizada em João Pessoa (PB). “Gosto muito do que faço, me identifico com o meu trabalho”, analisa Fredy. Para ele, sua maior característica como empreendedor é o de sempre buscar o seu melhor, nunca estando satisfeito com os resultados obtidos. Procuro sempre fazer o máximo para buscar o sucesso dos empreendimentos”, diz ele.

E este conceito foi fundamental para inovar durante os tempos duros da pandemia do coronavírus, quando foi o primeiro promotor de feiras no Brasil que realizou o SICC online, ainda em 2020, deixando um canal aberto e interativo entre o expositor e o lojista, durante 12 horas ininterruptas, para os lançamentos das coleções primavera/verão daquele ano. E também respeitando todos os protocolos sanitários realizou duas edições da Zero Grau, em 2020 e 2021. “Conseguimos com muito trabalho conquistar a parceria do setor calçadista e assim sempre recebemos respostas positivas quando há necessidade de atualizar os eventos reforçando seus focos para atender com mais eficiência o mercado”, finaliza ele.