Estudantes de Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus e Seabra /BA participam na 37ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Nove trabalhos da Bahia vão ser apresentados na  37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus e Seabra vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da produção agrícola, inovações em materiais como o bioplástico e equipamentos para evitar incêndios e até mesmo no campo de atualidades como podcasts, música sertaneja e evasão educacional.

Da capital, Salvador, vêm os trabalhos:

Acesso e permanência no ensino superior no Brasil: o discurso veiculado pela grande mídia no caso de Matheus Araújo Moreira, das alunas Beatriz Belo Santos e Bruna Batista Santos;

Avaliação da atividade tensoativa, larvicida e antibacteriana dos extratos vegetais da folha do Araçazeiro Psidium guineense Sw. no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti em recipientes de água parada, de Felipe Silva Sacramento;

Crescendo na Seca: potencializando nutrientes em sementes de rúcula, de Rian Victor Pereira Ribeiro e América Ellen Teodozio Souza;

Dos amigos às patroas: uma análise do Brasil contemporâneo a partir da música sertaneja, de Maria Isabel Medeiros Soares e Natália Coelho de Jesus. Os quatro trabalhos acima são da Escola SESI Djalma Pessoa.

CultivaTec: sistema de estufa automatizado para produção e cultivo de produtos orgânicos, de Laryssa Fortuna Nogueira, Náthally Santos de Carvalho e Daniel Alexis Melo Bezerra da Silva;

Planta faz isso? O podcast como ferramenta de divulgação científica, de Rodrigo dos Santos Brito, Júlia Nascimento Barreto e Talita Alves Silva. Esses últimos dois trabalhos são da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon.

Do município de Vitória da Conquista a pesquisa dos alunos Juan Marcos Caram Costa e João Vitor Moreira Lemos, da Escola Sesi Anísio Teixeira trata de Alelopatia dos extratos aquosos de Mentha piperita e Ocimun basilicum na germinação e crescimento de plântulas de Capsicum annuum.

Já da cidade de Ilhéus o título do projeto é Utilização da Taboa (Typha domingensis) na produção do bioplástico, pesquisado por Amanda Pereira Dantas, Marina Moura Carneiro e Maria Luiza Pereira de Souza, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira.

Por fim, de Seabra o tema abordado é Dispositivo de detecção de incêndios para áreas de preservação ambiental, pelos alunos Raiane Araujo Brandão, Styves Barros Miranda e Laura de Araujo Rodrigues, do Instituto Federal da Bahia, IFBA – Campus Seabra.

Até agora, faltando um mês para a feira, além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia.

Mais informações em www.mostratec.com.br .