A fundadora da marca Valderez, a empresária Valderez Schmitz, recebeu homenagem do vereador Felipe Kuhn Braun, em Sessão Solene, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, pela passagem dos 55 anos de atividades de suas empresas.  A marca possui unidades de CFCs em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Nova Hartz, a corretora de seguros Valderez Soluções 360, em Novo Hamburgo, e despachante em demais cidades da região metropolitana. Estes três ramos de negócios geram mais de 200 empregos diretos nos sete municípios, cerca de 100 destes empregos em Novo Hamburgo.

Durante a Sessão Solene, o vereador Felipe Kuhn Braun destacou todo o trabalho de Valderez Schmitz como empresária, mas principalmente como cidadã que sempre liderou e participou de movimentos em prol da comunidade, bem como esforço na realização ações diferenciadas para aumentar a conscientização para um trânsito mais seguro na cidade, envolvendo muitas atividades educativas. Os vereadores Raizer Ferreira e o Inspetor Luz também fizeram as mesmas considerações na Tribuna. Inspetor Luz ressaltou a participação da família nos negócios e as equipes de trabalho sempre qualificadas e dedicadas, o que para ele garantiu o crescimento através das cinco décadas. A vereadora Tita – Semilda Melher dos Santos, ressaltou que Valderez Schmitz é um exemplo para a cidade, pois desde a década de 60 já mostrava a força e a garra do empreendedorismo feminino. O diretor do CFC Valderez, Robson Miranda, fazendo uso da palavra em nome da família, também se referiu a mulher determinada e inovadora que conseguiu sucesso e longevidade nos negócios mesmo diante a várias situações adversas.

Com as presenças de familiares e amigos, ocuparam a Tribuna de Honra suas duas filhas e seus genros: Silvana Leal e seu esposo Carlos Eduardo Braun, Adriana Leal e seu esposo Robson Miranda, seu neto Ramon Leal Pereira, filho de Silvana e seus irmãos Maria Antonieta Schmitz Backes, Roque Pedro Schmitz e sua esposa Márcia Regina da Silva e Miguel Henrique Schmitz.

Uma mulher à frente de seu tempo, Valderez Terezinha Schmitz, que continua como conselheira dos negócios, abriu seu escritório de despachante em 26 de maio de 1969, tornando o nome Valderez conhecido. Essa escolha de profissão se deu pela parceria com seu marido, o policial militar Geneci Martins Leal, pois o casal era procurado pela população para ajudar nos processos de emplacamentos de veículos. Para cumprir suas atividades de despachante, Valderez aprende a dirigir com Geneci, que ao perceber seu dom de ensinar, sai da Brigada Militar para fundar a autoescola, no mesmo ano de 1969. Já em 1983, ela inaugura a Corretora de Seguros e no ano de 1997, devido a mudança na legislação, foi credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran RS, para realizar serviços de habilitação de condutores.