Estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha apresentam na Mostratec soluções para diminuir o consumo de energia e alertar sobre futuros deslizamentos de terra, que só este ano e, apenas em Petrópolis (RJ), matou mais de 210 pessoas.

Empatia e comprometimento com o meio ambiente. Esses são sentimentos de alguns estudantes   que apresentam projetos de pesquisa na 37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, maior feira do gênero na América Latina, que aconteceu esta semana em Novo Hamburgo(RS), com término nesta quinta-feira, dia 27 de outubro. A feira reúne estudantes de 21 estados do Brasil além do Distrito Federal e outros sete países, é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Vitória da Silva Bauer, de 18 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), criou um jogo que ensina crianças de 09 a 11 anos a economizarem energia elétrica. “O meu projeto busca incentivar crianças a terem hábitos positivos de consumo de energia elétrica nas residências e assim ter condições de economizar, causando menos impacto ao meio ambiente. É um efeito cascata, de pouquinho em pouquinho, vamos diminuindo o desperdício de energia”, comemora ela. O jogo consiste em uma maquete de uma casa, que em cada cômodo tem um eletrodoméstico. A criança é questionada sobre a forma como utiliza estes aparelhos. As respostas são computadas pelo programa do circuito eletrônico integrado à maquete e no final gera para a criança um resultado de consumo que ela usou, tanto em percentual, quanto em reais. “O projeto mostra quanto ela pagaria na conta de luz para uma casa, se ela fosse em tamanho real, aprende a economizar na prática e brincando.”, explica Vitória.

Já Júlia da Silva Colombo e Emilly Kennieli Pimentel Da Silva, do 4º ano do Ensino Médio da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo(RS)elaboraram um sistema de detecção e alerta para deslizamentos de terra, visando evitar futuras tragédias. “O que mais nos motivou a fazer este projeto foi o desastre de Petrópolis, no começo do ano, que deixou mais de 210 vidas para trás. “Pelos nossos estudos, mais de 9 milhões de brasileiros hoje estão sujeitos a vivenciar este tipo de desastre natural”, explica Júlia, de 19 anos. O sistema conta com dois sensores diferentes sendo trabalhados, um de umidade, que coleta os dados do solo e o acelerômetro, que mede a aceleração. A partir dele, são feitos os cálculos de aceleração exultante e também os ângulos de inclinação. Então basicamente, o protótipo vai analisar a inclinação do sistema e junto com os dados de umidade e os dados meteorológicos de uma cidade e, em conjunto com a prefeitura, definir os parâmetros de perigo. Há mais de uma escala, então quanto maior a escala de perigo, antes do deslizamento acontecer, mais preciso o alerta para as comunidades. “Queremos ajudar as famílias que moram em áreas de risco, porque desastres naturais dilaceram a vida de famílias. Então a nossa ideia é ajudar essas pessoas a se salvarem e não viverem mais esse período do luto. Evitar um desastre natural é difícil, mas salvar vidas é o nosso foco”, conta a estudante.

No total a feira tem 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Fundamental com 264 e Infantil com 73). Além da Mostratec, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante fique entre 30 e 40 mil pessoas.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Associação de Pais e Mestres/Liberato, Assembleia Legislativa/RS, Casio, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, BA e SP, Feevale, Unisinos, Faccat, Uniftec, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, Happy, entre outros.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

Mais informações em www.mostratec.com.br .