Feira vai seguir rigorosos protocolos para evitar a disseminação do Coronavírus na serra gaúcha.

Nesta semana, a Merkator Feiras e Eventos inicia o credenciamento dos participantes da próxima edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que vai acontecer presencialmente de 15 a 17 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). O credenciamento antecipado que já pode ser feito pela internet no site da feira pode ser impresso pelo visitante que deve trazê-lo consigo, para evitar filas no acesso à feira durante este período de pandemia. “Esta é a primeira medida que estamos colocando em prática do nosso protocolo sanitário para a realização da feira. Acreditamos que receberemos uma resposta positiva e imediata dos nossos lojistas e demais profissionais que visitarão a Zero Grau”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feira e Eventos, promotora da feira.

Esta confiança do empresário se deve a experiência adquirida na edição do ano passado, em 2020, quando a feira aconteceu durante o momento mais crítico da pandemia do Coronavírus. “Na época, conseguimos executar com muita dedicação e muito zelo, um rigoroso protocolo de medidas de prevenção à Covid-19. Trabalhamos não só no período que antecedeu a feira, mas durante o evento estivemos empenhados em fazer cumprir o regulamento, auxiliando na fiscalização, no controle e na conscientização do público”, enfatiza Pletsch. A promotora confeccionou seu próprio protocolo somando as medidas sanitárias do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Gramado. “Para nossa satisfação, a feira se transformou ao longo deste ano em uma referência de cuidados sanitários e de conscientização do público envolvido”, assegura ele.

Nesta edição será permitido a circulação máxima e simultânea, de 2.500 pessoas nos pavilhões, que ocupa uma área de 25.000 metros quadrados de área. “No ano passado, por exemplo, este número era menor, de 1.700 pessoas, mas esta liberação se deve a atual situação do país, muito pelo aumento dos índices de vacinação”, friza Pletsch. Mas dentro dos pavilhões, o distanciamento entre as pessoas será de 1,5 metros, desde a entrada, nos corredores até mesmo junto aos acessos dos restaurantes, lancherias e banheiros. Também todas as entradas da feira terão tapetes com produtos sanitizantes e vários pontos de descontaminação nas áreas de uso comuns com os totens de álcool gel 70%. Será evitado a distribuição de materiais impressos e outras ações que possam proporcionar a aglomeração dos visitantes.

Mas um dos itens mais importantes e que terá obrigatoriedade será o uso de máscaras que todos os participantes deverão usar durante todo o período do evento, iniciando já na montagem da feira que acontece cerca de uma semana antes. Os pavilhões serão bem sinalizados com placas indicativas dos locais de descartes das máscaras, além de avisos constantes, pelo sistema de som, da necessidade da troca a cada 03 horas. Também será proibida a oferta de alimentos e bebidas nos estandes com exceção para amostras lacradas que deverão ser higienizadas no ato de entrega do recipiente. Por fim, haverá uma lista com nomes e contatos dos participantes que será arquivada por, pelo menos, um mês para monitoramento da saúde dos visitantes.

PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO – A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.