Empresas apostam em feira na serra gaúcha para consolidar vendas ao varejo nacional e ao mercado externo.

 Faltando pouco mais de 70 dias para a realização da edição de 2024 da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, o cluster calçadista começa a aumentar suas definições em relação as coleções de calçados e acessórios, discussões sobre metas de vendas, condições de negociações para o varejo e estratégias de marketing a fim de apresentar os lançamentos outono/inverno da próxima temporada fria. “Estamos assistindo toda esta movimentação através das inscrições ao credenciamento e nas confirmações de lojistas com relação as passagens aéreas e hospedagens”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira. “Abrimos mais cedo todo este nosso processo devido as enchentes que o Rio Grande do Sul sofreu no mês de maio. Havia uma grande expectativa por parte de nossos visitantes para a realização da feira e para garantir suas presenças na serra gaúcha. Mas quando recebemos a informação da retomada de voos no Aeroporto Salgado Filho já para agora em outubro, conseguimos agilizar toda a nossa logística em dar uma resposta imediata aos profissionais do setor que vêm de praticamente todos estados brasileiros assim como aos compradores internacionais”, enfatiza Roberta. A Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, vai acontecer de 18 a 20 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS).

Assim como a Merkator, a indústria está se preparando para fazer uma feira histórica no estado gaúcho, berço nacional da produção de calçados, que foi fortemente impactado por fenômenos climáticos.  Marcas como Cravo e Canela, Mormaii e West Coast estão afinando modelagens para apresentar seus lançamentos e garantir um desempenho favorável no mercado já no início de 2025. Pelos menos é o que diz Rafael Russo, gerente de marketing do grupo Dilly, que está apostando 100% das fichas da Mormaii e da West Coast no mercado interno e escolheu como referência em promoção de vendas e negócios a feira de Gramado. “Esta feira tem uma relevância nacional e principalmente uma importância incontestável na região sul do país”, enfatiza ele. O empresário Ademir Gomes Gonçalves, proprietário da Cravo e Canela, compartilha do mesmo olhar de Russo sobre a abrangência da feira e sua capacidade em auxiliar na consolidação da marca no território nacional. “Estamos colocando no mercado produtos com conforto e estilo que estão sendo reconhecidos pelo público feminino através de nossas coleções lineares para as todas as estações do ano. E para coroar este desempenho desde o início da década estamos nas feiras aqui do Sul que atraem os principais lojistas brasileiros, quando podemos diversificar nossa carteira de clientes”, sublinha Gonçalves que arremata ainda com a informação de que a empresa também é procurada pelos importadores que visitam a feira, chegando a registrar quase 20% das vendas no evento.

PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO – A Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.