A Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, é um momento do CFC Valderez auxiliar na conscientização da comunidade, chamando para um trânsito mais humano e mais seguro.

Instrutiva, moderna e phygital. Assim vai ser a Semana Nacional do Trânsito de 2021. Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” o CFC Valderez de Novo Hamburgo quer marcar este evento, que será de 18 a 25 de setembro, com elementos presenciais e virtuais, que visam conscientizar a população para tornar o trânsito mais seguro para toda a população.

O CFC Valderez produziu materiais que serão compartilhados com a comunidade em diversas plataformas com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas.  Nas salas de aulas do CFC e das escolas parceiras serão compartilhadas informações educativas através de um e-book, especialmente construído para esta Semana Nacional do Trânsito, inclusive, com orientações sobre o uso da cadeirinha infantil e demonstra os impactos do celular e das bebidas alcoólicas na direção.  Por fim, reúne links de sites com jogos e atividades on-line com o assunto trânsito, que podem ser executados em classe escolar.  Nas redes sociais serão publicados posts com dicas e conceitos da SNT para orientar pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas.

Também foram produzidos nove vídeos com foco nos públicos infantil e infantojuvenil que serão entregues para a Secretaria Municipal de Educação para serem distribuídos junto a rede de ensino local. “Em um dos vídeos temos a colaboração artística de funcionárias de nossa unidade em São Leopoldo, que contam através de uma história criativa uma situação envolvendo crianças sendo conduzidas dentro de automóveis”, diz Robson Miranda, diretor do CFC Valderez. O vídeo “A Menina e a Boneca”, trata da importância dos dispositivos de retenção para crianças e traz como personagens as colaboradoras Gabrielle Scholl, que representa a boneca e Helen Pereira, que representa a menina. Além deste, foram produzidos mais quatro vídeos para o público infantil, com personagens do Teatro de Trânsito Valderez e outros quatro, com temáticas de trânsito que atraem o espectador infantojuvenil, com linguagens adequadas às faixas etárias.

No dia 21/09, às 19h no perfil do Instagram @cfcvalderez acontece a Live CFC Valderez, sob o comando do instrutor, Jonathan Aguirre, com a participação do Diretor de Trânsito da Prefeitura de NH, Eliseu Carlos Raimundo. Também nas aulas teóricas do CFC Valderez durante o mês de setembro será abordada a temática da SNT e os instrutores vão criar dinâmicas e compartilhar o e-book com seus alunos. Juntamente com a prefeitura de Novo Hamburgo e parcerias com empresas de ônibus serão divulgados conceitos sobre segurança no trânsito que estarão em busdoor, relógios digitais e placas para canteiros e praças.

CONCURSO PARA ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Em parceria com o MOVE, Programa Movimento e Vivências na Educação Integral, o CFC Valderez de Novo Hamburgo vai realizar um concurso cultural, onde pretende atingir 50 escolas que podem participar escolhendo um  trabalho de seus alunos. Este trabalho pode ser um vídeo criativo de um minuto, no estilo TikTok ou Reels, que faz sucesso nas redes sociais, principalmente entre os adolescentes que estão sempre conectados. Ou então, em formato banner de folha A4, seguindo um gênero textual escolhido. O assunto deve seguir a mesma temática da SNT, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

ADOÇÃO DAS PILASTRAS DO TRENSURB

Ainda, durante a SNT, o CFC Valderez de Novo Hamburgo, vai entregar para a comunidade as três pilastras do Trensurb, localizadas em frente à sede da empresa, pintadas com obras de arte do artista plástico, Bruno Schilling. As pilastras foram adotadas junto a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e ao Trensurb no primeiro semestre deste ano, marcando as atividades alusivas ao Maio Amarelo e a campanha solidária, que arrecadou alimentos e agasalhos para pessoas carentes. As pinturas contam esta história através de grafismo e de figuras geométricas, que fazem o alerta para a conscientização no trânsito e demonstram a preocupação da marca Valderez com as comunidades onde atua. Até agora já foram entregues duas pilastras e a terceira será finalizada ao decorrer da SNT.

SAPIRANGA E NOVA HARTZ

Na unidade do CFC Valderez de Nova Hartz, a SNT será celebrada com o envio do e-book, de material impresso voltado para o ensino fundamental e do vídeo educativo “A Menina e a Boneca” para a Secretária da Educação da cidade, que vai distribuir para as escolas. Os professores vão registrar o momento do repasse dessas atividades para os estudantes. Também nas aulas teóricas do CFC Valderez durante o mês de setembro será abordada a temática da SNT e os instrutores vão criar dinâmicas e compartilhar o e-book com seus alunos. Já na unidade do município de Sapiranga, os alunos da rede municipal de ensino fundamental vão receber o e-book e os professores dos anos iniciais também vão trabalhar com as crianças o vídeo educativo “A Menina e a Boneca”. Já os professores do 6º ao 9º ano vão nortear as atividades em sala de aula com outros vídeos curtos educativos relacionados ao tema da SNT. Ainda, para os estudantes de 14 a 18 anos, da rede estadual de ensino médio em tempo integral, será feita uma palestra on-line com tema relacionado a SNT, com o instrutor de trânsito, Daniel de Oliveira. Também nas aulas teóricas do CFC Valderez durante o mês de setembro será abordada a temática da SNT e os instrutores vão criar dinâmicas e compartilhar o e-book com seus alunos.

A Semana Nacional do Trânsito é uma realização de todas as unidades CFC Valderez na região, Valderez Soluções 360, Despachante Valderez e Prefeituras e Guardas Municipais com apoio de Tintas Killing, Sinosserra Consórcios, Sinoscar, Grupo Sinos e Bruno Schilling.